Questões de Administração Geral - Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral para Concurso
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Q2490129
Administração Geral
Bruno, gerente de recursos humanos em uma fundação, precisa
avaliar os resultados dos programas de treinamento realizados
para os funcionários em 2023. O objetivo principal dos
treinamentos foi a melhoria do desempenho no nível
organizacional.
Bruno poderia utilizar como indicadores para avaliar os impactos dos programas de treinamento, no nível organizacional:
Bruno poderia utilizar como indicadores para avaliar os impactos dos programas de treinamento, no nível organizacional:
Q2489913
Administração Geral
As culturas organizacionais adaptativas expressam
maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação
e para a mudança. Assim, na cultura adaptativa com valores
compartilhados, os administradores:
Ano: 2024
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Prova:
Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ - Agente Administrativo III |
Q2488708
Administração Geral
A cultura organizacional é composta de vários elementos que direcionam, condicionam e determinam o comportamento dos
indivíduos nas organizações, dentre os quais se destacam os valores, que se classificam em três tipos: aparentes, declarados
e operantes (SCHEIN, 2009; SANTOS, 2021). Relacione adequadamente o tipo de valor às suas respectivas características.
1. Valores aparentes. 2. Valores declarados. 3. Valores operantes.
( ) Mensagens publicadas e que traduzem a cultura dominante da organização, aparecendo, nos discursos oficiais, projetos, publicidade e comportamentos cotidianos de cada indivíduo.
( ) Referências que guiam as decisões estratégicas e os modos de funcionamento da organização, exprimindo normas, tentando influenciar comportamentos indesejáveis e excluir os insatisfatórios.
( ) Não são expressamente expostos, sendo visíveis nos acontecimentos e decisões; se revelam nas escolhas dos heróis, definições de sucesso e nas comunicações externas.
A sequência está correta em
1. Valores aparentes. 2. Valores declarados. 3. Valores operantes.
( ) Mensagens publicadas e que traduzem a cultura dominante da organização, aparecendo, nos discursos oficiais, projetos, publicidade e comportamentos cotidianos de cada indivíduo.
( ) Referências que guiam as decisões estratégicas e os modos de funcionamento da organização, exprimindo normas, tentando influenciar comportamentos indesejáveis e excluir os insatisfatórios.
( ) Não são expressamente expostos, sendo visíveis nos acontecimentos e decisões; se revelam nas escolhas dos heróis, definições de sucesso e nas comunicações externas.
A sequência está correta em
Ano: 2024
Banca:
UFMT
Órgão:
Prefeitura de Cáceres - MT
Prova:
UFMT - 2024 - Prefeitura de Cáceres - MT - Assistente Administrativo |
Q2481144
Administração Geral
Em uma organização, ____________ compreende um conjunto de crenças, símbolos e valores que são
compartilhados por todos em um grupo. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Ano: 2024
Banca:
COPESE - UFT
Órgão:
Prefeitura de Palmas - TO
Prova:
COPESE - UFT - 2024 - Prefeitura de Palmas - TO - Analista de Recursos Humanos |
Q2473218
Administração Geral
As configurações e modelos de trabalho foram modificados e
ampliados durante e pós-pandemia da COVID-19, afetando o
cenário da gestão de pessoas e, consequentemente, as
relações humanas no ambiente corporativo (Ferreira; Caetano;
Miranda, 2023). Levando em consideração o cenário laboral
pós-pandemia da COVID-19, analise as afirmativas.
I. Empresas de pequeno, médio e grande porte precisaram se reinventar, (re)pensar estratégias para se manterem abertas, mantendo colaboradores e produção para enfrentar a crise no mundo dos negócios.
II. Temas como ESG – enveronmental, social and corporate governance (meio ambiente, social e governança), saúde mental e bem-estar, segurança de dados, trabalho híbrido, transformação digital, dentre outros, ainda têm uma repercussão mais ampla nos ambientes organizacionais mesmo após a pandemia Covid-19.
III. Com a pandemia Covid-19, tendências existentes como trabalho remoto, homeoffice fizeram com que as empresas e instituições públicas mantivessem as condutas, uma vez que o planejamento estratégico deve perdurar independente da circunstância vivenciada, de modo a manter a cultura, o modelo econômico e de gestão de pessoas intactas, priorizando o controle e jornada de trabalho dos colaboradores, sendo eles efetivos ou não.
IV. São muitos os desafios enfrentados pelo setor de gestão de pessoas, a fim de garantir o alinhamento das equipes, a cultura organizacional, bem como sua missão e os valores atrelados às transformações necessárias para as novas configurações laborais, que envolvem tomadas de decisões e poder de mudanças.
V. Com a pandemia Covid-19, surgiram novos modelos de trabalho e de gestão, modificando o modo de recrutar e selecionar pessoas, exigindo novas estratégias e flexibilidades nas práticas administrativas, bem como um novo olhar para a gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Empresas de pequeno, médio e grande porte precisaram se reinventar, (re)pensar estratégias para se manterem abertas, mantendo colaboradores e produção para enfrentar a crise no mundo dos negócios.
II. Temas como ESG – enveronmental, social and corporate governance (meio ambiente, social e governança), saúde mental e bem-estar, segurança de dados, trabalho híbrido, transformação digital, dentre outros, ainda têm uma repercussão mais ampla nos ambientes organizacionais mesmo após a pandemia Covid-19.
III. Com a pandemia Covid-19, tendências existentes como trabalho remoto, homeoffice fizeram com que as empresas e instituições públicas mantivessem as condutas, uma vez que o planejamento estratégico deve perdurar independente da circunstância vivenciada, de modo a manter a cultura, o modelo econômico e de gestão de pessoas intactas, priorizando o controle e jornada de trabalho dos colaboradores, sendo eles efetivos ou não.
IV. São muitos os desafios enfrentados pelo setor de gestão de pessoas, a fim de garantir o alinhamento das equipes, a cultura organizacional, bem como sua missão e os valores atrelados às transformações necessárias para as novas configurações laborais, que envolvem tomadas de decisões e poder de mudanças.
V. Com a pandemia Covid-19, surgiram novos modelos de trabalho e de gestão, modificando o modo de recrutar e selecionar pessoas, exigindo novas estratégias e flexibilidades nas práticas administrativas, bem como um novo olhar para a gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.
Assinale a alternativa CORRETA.