Questões de Administração Geral para Concurso
Foram encontradas 29.783 questões
Ano: 2024
Banca:
COPESE - UFT
Órgão:
Prefeitura de Palmas - TO
Prova:
COPESE - UFT - 2024 - Prefeitura de Palmas - TO - Analista de Recursos Humanos |
Q2473218
Administração Geral
As configurações e modelos de trabalho foram modificados e
ampliados durante e pós-pandemia da COVID-19, afetando o
cenário da gestão de pessoas e, consequentemente, as
relações humanas no ambiente corporativo (Ferreira; Caetano;
Miranda, 2023). Levando em consideração o cenário laboral
pós-pandemia da COVID-19, analise as afirmativas.
I. Empresas de pequeno, médio e grande porte precisaram se reinventar, (re)pensar estratégias para se manterem abertas, mantendo colaboradores e produção para enfrentar a crise no mundo dos negócios.
II. Temas como ESG – enveronmental, social and corporate governance (meio ambiente, social e governança), saúde mental e bem-estar, segurança de dados, trabalho híbrido, transformação digital, dentre outros, ainda têm uma repercussão mais ampla nos ambientes organizacionais mesmo após a pandemia Covid-19.
III. Com a pandemia Covid-19, tendências existentes como trabalho remoto, homeoffice fizeram com que as empresas e instituições públicas mantivessem as condutas, uma vez que o planejamento estratégico deve perdurar independente da circunstância vivenciada, de modo a manter a cultura, o modelo econômico e de gestão de pessoas intactas, priorizando o controle e jornada de trabalho dos colaboradores, sendo eles efetivos ou não.
IV. São muitos os desafios enfrentados pelo setor de gestão de pessoas, a fim de garantir o alinhamento das equipes, a cultura organizacional, bem como sua missão e os valores atrelados às transformações necessárias para as novas configurações laborais, que envolvem tomadas de decisões e poder de mudanças.
V. Com a pandemia Covid-19, surgiram novos modelos de trabalho e de gestão, modificando o modo de recrutar e selecionar pessoas, exigindo novas estratégias e flexibilidades nas práticas administrativas, bem como um novo olhar para a gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Empresas de pequeno, médio e grande porte precisaram se reinventar, (re)pensar estratégias para se manterem abertas, mantendo colaboradores e produção para enfrentar a crise no mundo dos negócios.
II. Temas como ESG – enveronmental, social and corporate governance (meio ambiente, social e governança), saúde mental e bem-estar, segurança de dados, trabalho híbrido, transformação digital, dentre outros, ainda têm uma repercussão mais ampla nos ambientes organizacionais mesmo após a pandemia Covid-19.
III. Com a pandemia Covid-19, tendências existentes como trabalho remoto, homeoffice fizeram com que as empresas e instituições públicas mantivessem as condutas, uma vez que o planejamento estratégico deve perdurar independente da circunstância vivenciada, de modo a manter a cultura, o modelo econômico e de gestão de pessoas intactas, priorizando o controle e jornada de trabalho dos colaboradores, sendo eles efetivos ou não.
IV. São muitos os desafios enfrentados pelo setor de gestão de pessoas, a fim de garantir o alinhamento das equipes, a cultura organizacional, bem como sua missão e os valores atrelados às transformações necessárias para as novas configurações laborais, que envolvem tomadas de decisões e poder de mudanças.
V. Com a pandemia Covid-19, surgiram novos modelos de trabalho e de gestão, modificando o modo de recrutar e selecionar pessoas, exigindo novas estratégias e flexibilidades nas práticas administrativas, bem como um novo olhar para a gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.
Assinale a alternativa CORRETA.
Ano: 2024
Banca:
COPESE - UFT
Órgão:
Prefeitura de Palmas - TO
Prova:
COPESE - UFT - 2024 - Prefeitura de Palmas - TO - Analista de Recursos Humanos |
Q2473212
Administração Geral
Como destaca Paladini (2012), embora seja um processo com
especificidades bem definidas, a Gestão da Qualidade é
viabilizada por um grande número de agentes, em que esses
agentes desenvolvem ações técnicas. No que se referem aos
recursos humanos, não há como deixar de observar que esses
sempre desempenharam um papel relevante no esforço pela
qualidade nas organizações. Trata-se de uma contribuição
única: eles são os agentes de transformação, ou seja, aqueles
que mudam efetivamente a história da organização em termos
de qualidade. Essa atenção aos recursos humanos torna-se
evidente pelo contínuo desenvolvimento de estratégias e
ferramentas para garantir o efetivo envolvimento das pessoas
da organização no suporte da Gestão da Qualidade. Contudo,
lidar com as especificidades dos recursos humanos é o maior
desafio da Gestão da Qualidade. Assinale a alternativa que
NÃO representa um dos desafios da Gestão da Qualidade em
relação aos recursos humanos.
Ano: 2024
Banca:
COPESE - UFT
Órgão:
Prefeitura de Palmas - TO
Prova:
COPESE - UFT - 2024 - Prefeitura de Palmas - TO - Analista de Recursos Humanos |
Q2473211
Administração Geral
Segundo Robbins (2006), no mundo contemporâneo, as
equipes têm se tornado a forma basilar de trabalho nas
organizações. Estudos indicam que o trabalho em equipe pode
melhorar o desempenho dos colaboradores quando a tarefa
pede diversas habilidades, julgamentos e experiências. Sobre o
trabalho em equipe, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma equipe de trabalho pode gerar uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado.
II. As quatro formas mais comuns de equipes que podem ser encontradas numa organização são: equipes de solução de problemas, equipes autogerenciadas, equipes multifuncionais e equipes virtuais.
III. As equipes virtuais são aquelas que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum, podendo, na ocasião, compartilhar informações, tomar decisões e realizar tarefas.
IV. Os fatores contextuais que parecem estar mais significativamente relacionados ao desempenho das equipes são: a presença de recursos adequados, uma liderança eficaz, um clima de confiança e sistemas de avaliação de desempenho e de recompensas que reflitam as contribuições da equipe.
V. Nem sempre as equipes são a solução. Antes de implementar o trabalho em equipe, o gestor deve avaliar cuidadosamente se o trabalho requer esforço coletivo. As equipes fazem sentido quanto existe interdependência entre as tarefas; quando o sucesso global depende do sucesso individual e o sucesso individual depende do sucesso global.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Uma equipe de trabalho pode gerar uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado.
II. As quatro formas mais comuns de equipes que podem ser encontradas numa organização são: equipes de solução de problemas, equipes autogerenciadas, equipes multifuncionais e equipes virtuais.
III. As equipes virtuais são aquelas que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum, podendo, na ocasião, compartilhar informações, tomar decisões e realizar tarefas.
IV. Os fatores contextuais que parecem estar mais significativamente relacionados ao desempenho das equipes são: a presença de recursos adequados, uma liderança eficaz, um clima de confiança e sistemas de avaliação de desempenho e de recompensas que reflitam as contribuições da equipe.
V. Nem sempre as equipes são a solução. Antes de implementar o trabalho em equipe, o gestor deve avaliar cuidadosamente se o trabalho requer esforço coletivo. As equipes fazem sentido quanto existe interdependência entre as tarefas; quando o sucesso global depende do sucesso individual e o sucesso individual depende do sucesso global.
Assinale a alternativa CORRETA.
Ano: 2024
Banca:
COPESE - UFT
Órgão:
Prefeitura de Palmas - TO
Prova:
COPESE - UFT - 2024 - Prefeitura de Palmas - TO - Analista de Recursos Humanos |
Q2473209
Administração Geral
Bergue (2010) comenta que a gestão pode ser entendida como
a execução de forma contínua do processo ou do ciclo
administrativo. Esse processo resulta da interação constante
de quatro elementos ou fases fundamentais: o planejamento, a
organização, a direção e o controle. O controle, então, é uma fase do processo de administrar, é parte indissociável do que
se entende por gestão. O controle, sob uma perspectiva
gerencial, pode ser definido como a função administrativa que
consiste em comparar sistematicamente os resultados
alcançados em relação aos parâmetros planejados, podendo
identificar desvios nos processos e propondo medidas de
melhoria de desempenho de uma pessoa, equipe, processo,
órgão, entidade etc. A função controle, na gestão de pessoas,
pode ser definida, em essência, como as atividades de cotejo,
verificação, acompanhamento, enfim, envolvendo a atuação
das pessoas no ambiente organizacional e os processos afetos
a essa área específica. Alguns instrumentos de controle podem
ser usados, na gestão de pessoas.
A respeito do que seriam esses instrumentos, assinale a alternativa CORRETA.
A respeito do que seriam esses instrumentos, assinale a alternativa CORRETA.
Ano: 2024
Banca:
COPESE - UFT
Órgão:
Prefeitura de Palmas - TO
Prova:
COPESE - UFT - 2024 - Prefeitura de Palmas - TO - Analista de Recursos Humanos |
Q2473208
Administração Geral
A comunicação organizacional pode ser definida como um
processo de transferência de dados, informações ou
conhecimentos, a partir de um ponto de origem a um ponto de
destino. A comunicação pode ser modelada de forma a
evidenciar a existência de fases e componentes, cuja descrição
pode permitir melhor nível de compreensão e diagnóstico dos
seus resultados. Nesse contexto, o grau de eficácia do
processo de comunicação pode ser definido pela relação entre
o conteúdo percebido pelo receptor e o conteúdo desejado pelo
emissor. Alguns fatores são determinantes na qualidade da
comunicação, sendo: a definição dos destinatários da
mensagem, a filtragem, os ruídos, a eficácia do processo, a
definição do receptor (indivíduo ou grupo), entre outros
(Bergue, 2010, adaptado).
Sobre alguns desses fatores, analise as afirmativas a seguir.
I. A definição dos destinatários da mensagem constitui o primeiro aspecto de particular relevância na análise das disfunções identificáveis nos processos de comunicação organizacional na administração pública.
II. A filtragem caracteriza-se pela manipulação (seleção, omissão, adulteração) do conteúdo da mensagem (dados, informações ou conhecimento) pelo receptor, com o objetivo de que seja percebida, de forma mais favorável pelo emissor, ou seja, adequada aos fins pretendidos pelo receptor.
III. A escolha do canal de comunicação tem significativo impacto na determinação da eficácia da comunicação, pois vai definir a intensidade com que o receptor é sensibilizado pela mensagem (memorando, e-mail, cartazes, reunião, exposição verbal nos setores etc.).
IV. A adequação da linguagem não constitui fator de eficácia do processo de comunicação. A linguagem constitui-se dos códigos de envio da mensagem, sendo importante destacar que o significado das palavras não está nelas, mas nas pessoas que as utilizam.
Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre alguns desses fatores, analise as afirmativas a seguir.
I. A definição dos destinatários da mensagem constitui o primeiro aspecto de particular relevância na análise das disfunções identificáveis nos processos de comunicação organizacional na administração pública.
II. A filtragem caracteriza-se pela manipulação (seleção, omissão, adulteração) do conteúdo da mensagem (dados, informações ou conhecimento) pelo receptor, com o objetivo de que seja percebida, de forma mais favorável pelo emissor, ou seja, adequada aos fins pretendidos pelo receptor.
III. A escolha do canal de comunicação tem significativo impacto na determinação da eficácia da comunicação, pois vai definir a intensidade com que o receptor é sensibilizado pela mensagem (memorando, e-mail, cartazes, reunião, exposição verbal nos setores etc.).
IV. A adequação da linguagem não constitui fator de eficácia do processo de comunicação. A linguagem constitui-se dos códigos de envio da mensagem, sendo importante destacar que o significado das palavras não está nelas, mas nas pessoas que as utilizam.
Assinale a alternativa CORRETA.