Questões de Gestão de Pessoas - Gestão Estratégica de Pessoas - RH 4.0 para Concurso
Foram encontradas 98 questões
Ano: 2024
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Câmara de Itajubá - MG
Prova:
Instituto Consulplan - 2024 - Câmara de Itajubá - MG - Oficial Administrativo |
Q2496418
Gestão de Pessoas
Os modelos de Gestão de Pessoas, em sua evolução histórica, desenvolveram-se em torno de conceitos-chave determinantes da sua
forma de atuação e direcionamento de uma organização, os quais, quando analisados, permitem a compreensão das suas especificidades e complementaridades ao longo da história.
(FLEURY, 2002.)
Os modelos de Gestão de Pessoas são classificados em quatro perspectivas, sobre as quais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Departamento de Pessoal: distinguir a administração de pessoal processual e burocrática, da Gestão de Recursos Humanos, voltada para a integração, o comprometimento, a flexibilidade, a adaptabilidade e a qualidade.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano: atuação sobre comportamento e entendimento de que os empregados são um fator de produção, cujos custos deveriam ser administrados de forma semelhante aos custos dos demais fatores de produção.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas Estratégica: vincular a gestão de pessoas às estratégias, às políticas e às práticas da organização, adaptando as necessidades desta e promovendo as pessoas como elementos de diferenciação.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas baseada nas Competências: competências definem a competitividade das organizações e oportunidades a serem aproveitadas por meio do desenvolvimento das competências pessoais.
A sequência está correta em
(FLEURY, 2002.)
Os modelos de Gestão de Pessoas são classificados em quatro perspectivas, sobre as quais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Departamento de Pessoal: distinguir a administração de pessoal processual e burocrática, da Gestão de Recursos Humanos, voltada para a integração, o comprometimento, a flexibilidade, a adaptabilidade e a qualidade.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano: atuação sobre comportamento e entendimento de que os empregados são um fator de produção, cujos custos deveriam ser administrados de forma semelhante aos custos dos demais fatores de produção.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas Estratégica: vincular a gestão de pessoas às estratégias, às políticas e às práticas da organização, adaptando as necessidades desta e promovendo as pessoas como elementos de diferenciação.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas baseada nas Competências: competências definem a competitividade das organizações e oportunidades a serem aproveitadas por meio do desenvolvimento das competências pessoais.
A sequência está correta em
Ano: 2024
Banca:
Fenaz do Pará
Órgão:
Prefeitura de Luiz Alves - SC
Prova:
Fenaz do Pará - 2024 - Prefeitura de Luiz Alves - SC - Analista de Recursos Humanos |
Q2479030
Gestão de Pessoas
No que diz respeito às consequências da gestão de
carreiras nos dias atuais, assinale a alternativa correta:
Ano: 2024
Banca:
COPESE - UFT
Órgão:
Prefeitura de Palmas - TO
Prova:
COPESE - UFT - 2024 - Prefeitura de Palmas - TO - Analista de Recursos Humanos |
Q2473210
Gestão de Pessoas
Quando se faz referência à organização, tem-se um ambiente
que não se pode controlar todas as situações. Existem
influências de muitos fatores acometidos por meio das
interações e/ou interferências que comumente a organização
recebe. Esse cenário tem contribuído para as discussões sobre
gestão de pessoas, que envolvem relações individuais e
coletivas no trabalho (Araújo; Garcia, 2009).
Nesse sentido, em relação a gestão organizacional como ação
estratégica na área de gestão de pessoas, analise as
afirmativas a seguir.
I. As pessoas da organização, identificadas como capital humano, contribuem para o surgimento e manutenção de um clima organizacional favorável, eliminando eventuais ruídos no relacionamento entre as pessoas. Porém, os resultados nos negócios independem das convivências estabelecidas nas relações trabalhistas, uma vez que a estrutura organizacional é única e estável.
II. “Administração de recursos humanos” e “gestão de pessoas” são rótulos para definir a área de atuação na organização. A roupagem teórica e a abordagem que envolvem os termos são as mesmas desde a implantação do departamento de pessoal nas organizações, sejam elas no setor privado e/ou público.
III. As novas configurações da área de gestão de pessoas têm relação com o crescimento exponencial da tecnologia da informação, contribuindo nas modificações sistemáticas das organizações.
IV. O gestor de pessoas deve se ater ao processo de comunicação, uma vez que os canais de comunicação na atualidade evoluíram. Nisso, quanto mais a comunicação for transparente e clara, as possibilidades de um entendimento tornam-se maiores nas relações de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. As pessoas da organização, identificadas como capital humano, contribuem para o surgimento e manutenção de um clima organizacional favorável, eliminando eventuais ruídos no relacionamento entre as pessoas. Porém, os resultados nos negócios independem das convivências estabelecidas nas relações trabalhistas, uma vez que a estrutura organizacional é única e estável.
II. “Administração de recursos humanos” e “gestão de pessoas” são rótulos para definir a área de atuação na organização. A roupagem teórica e a abordagem que envolvem os termos são as mesmas desde a implantação do departamento de pessoal nas organizações, sejam elas no setor privado e/ou público.
III. As novas configurações da área de gestão de pessoas têm relação com o crescimento exponencial da tecnologia da informação, contribuindo nas modificações sistemáticas das organizações.
IV. O gestor de pessoas deve se ater ao processo de comunicação, uma vez que os canais de comunicação na atualidade evoluíram. Nisso, quanto mais a comunicação for transparente e clara, as possibilidades de um entendimento tornam-se maiores nas relações de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA.
Ano: 2024
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Câmara de Belo Horizonte - MG
Prova:
Instituto Consulplan - 2024 - Câmara de Belo Horizonte - MG - Administrador |
Q2473072
Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é uma área contingencial e situacional, que depende de vários aspectos coorporativos e das características das
pessoas que a constituem, tornando-a única em cada organização. Atualmente, as organizações compreendem que para haver um
processo produtivo é necessária a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com um recurso e, na Era da
Informação, o conhecimento é mais valioso do que o capital financeiro e, nesse contexto, a moderna gestão de pessoas está diretamente relacionada com talento, competências, habilidades e capital intelectual.
(CHIAVENATO, 2014; LACOMBE, 2012.)
Relacione adequadamente os aspectos fundamentais nos quais a gestão de pessoas se baseia aos conceitos apresentados.
1. Pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais. 2. Pessoas como parceiros da organização. 3. Pessoas como seres humanos.
( ) Funcionam como elementos impulsionadores da organização, podendo dotá-la de talento indispensável à sua constante renovação e competitividade em um contexto cheio de mudanças e desafios, tendo as pessoas fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.
( ) Possuem personalidade própria, diferentes entre si, com uma história particular e diferenciada; possuidores de conhecimentos, habilidades, competências indispensáveis à adequada gestão dos demais recursos organizacionais e/ou à adequação de alguma necessidade organizacional.
( ) Realizam investimentos na organização, como tempo, esforço, responsabilidade, comprometimento etc., na expectativa de colher retornos deles, como salários, crescimento profissional, carreira etc., que,sendo razoáveis e sustentados, a tendência é a manutenção ou aumento do investimento e a reciprocidade na interação entre pessoas e organizações.
A sequência está correta em
(CHIAVENATO, 2014; LACOMBE, 2012.)
Relacione adequadamente os aspectos fundamentais nos quais a gestão de pessoas se baseia aos conceitos apresentados.
1. Pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais. 2. Pessoas como parceiros da organização. 3. Pessoas como seres humanos.
( ) Funcionam como elementos impulsionadores da organização, podendo dotá-la de talento indispensável à sua constante renovação e competitividade em um contexto cheio de mudanças e desafios, tendo as pessoas fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.
( ) Possuem personalidade própria, diferentes entre si, com uma história particular e diferenciada; possuidores de conhecimentos, habilidades, competências indispensáveis à adequada gestão dos demais recursos organizacionais e/ou à adequação de alguma necessidade organizacional.
( ) Realizam investimentos na organização, como tempo, esforço, responsabilidade, comprometimento etc., na expectativa de colher retornos deles, como salários, crescimento profissional, carreira etc., que,sendo razoáveis e sustentados, a tendência é a manutenção ou aumento do investimento e a reciprocidade na interação entre pessoas e organizações.
A sequência está correta em
Ano: 2024
Banca:
FCM
Órgão:
Prefeitura de Timóteo - MG
Prova:
FCM - 2024 - Prefeitura de Timóteo - MG - Arquivista |
Q2467161
Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas (GP) é uma área fundamental
nas organizações, sendo composta por uma série de
políticas e práticas destinadas a administrar o trabalho das pessoas, com vistas ao atendimento dos objetivos organizacionais. Chiavenato (2014) explica que
essas políticas e práticas podem ser categorizadas em
seis processos básicos de GP.
Associe corretamente as políticas e as práticas listadas aos respectivos processos básicos de Gestão de Pessoas.
PROCESSOS BÁSICOS
1. Manter pessoas
2. Agregar pessoas
3. Desenvolver pessoas
PRÁTICAS E POLÍTICAS
( ) Selecionar pessoas adequadas ao perfil da vaga disponível.
( ) Treinar os trabalhadores para adquirirem novas competências.
( ) Realizar a gestão do conhecimento para promover uma cultura de aprendizagem.
( ) Melhorar o clima organizacional a partir de pesquisas de satisfação com os trabalhadores.
A sequência correta para essa associação é:
Associe corretamente as políticas e as práticas listadas aos respectivos processos básicos de Gestão de Pessoas.
PROCESSOS BÁSICOS
1. Manter pessoas
2. Agregar pessoas
3. Desenvolver pessoas
PRÁTICAS E POLÍTICAS
( ) Selecionar pessoas adequadas ao perfil da vaga disponível.
( ) Treinar os trabalhadores para adquirirem novas competências.
( ) Realizar a gestão do conhecimento para promover uma cultura de aprendizagem.
( ) Melhorar o clima organizacional a partir de pesquisas de satisfação com os trabalhadores.
A sequência correta para essa associação é: