Questões de Arquitetura - Conforto Térmico para Concurso

Foram encontradas 562 questões

Q2479595 Arquitetura
Uma das formas de propiciar a ventilação de um ambiente de forma natural é criar aberturas próximas ao solo para entrada de ar e, em pontos mais altos do ambiente, criar vãos para saída de ar. Essa forma de ventilação natural induzida funciona a partir da:
Alternativas
Q2479591 Arquitetura
Para reduzir os efeitos da amplitude térmica, característica de regiões de clima seco, podem ser utilizadas, na construção de edificações, algumas estratégias bioclimáticas como:
Alternativas
Q2477719 Arquitetura
Instrução: A Casa Pátio Guapuruvu fica localizada em um sítio na Serra da Mantiqueira, no município de Camanducaia, em Minas Gerais. Foi organizada em 3 blocos conectados por meio de um pátio, sendo a casa principal à direita, a casa de hóspedes à esquerda e o galpão ao centro, com uso de vedações externas em taipa de pilão, com 30 cm de espessura. Sobre esta edificação, responda a questão.



Considerando que em Camanducaia/MG são observadas amplitudes térmicas diárias significativas, com dias quentes e noites frias, mesmo no verão, e direção predominante do vento Norte (Verão e Inverno) e Leste (Outono e Primavera), analise as afirmativas a seguir.


I. Foi correta a escolha pelo sistema de vedação em taipa de pilão, com 30 cm de espessura nas paredes externas, uma vez que sua alta inércia térmica possibilita que os ambientes internos se mantenham frescos durante o dia e aquecidos a noite.


II. As grandes aberturas localizadas no espaço social do bloco principal estão voltadas para o pôr do sol, possibilitando a entrada de radiação direta nesses espaços ao final do dia, momento em que as temperaturas externas começam a cair, contribuindo para o conforto dos espaços interiores.


III. A porosidade entre os blocos e mesmo o grande número de aberturas possibilitam o aproveitamento da ventilação natural em todos os ambientes durante todo o ano, independente da direção predominante do vento.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2477706 Arquitetura
A carta solar é uma representação gráfica dos percursos aparentes do sol na abóbada celeste ao longo do dia, em diferentes épocas do ano. É uma ferramenta bastante prática para a obtenção das informações necessárias para avaliar a penetração solar, sombras projetadas pelo entorno e, com isso, determinar a melhor orientação da edificação e as proteções solares necessárias às aberturas. Para o dimensionamento das proteções solares, um transferidor de ângulos é sobreposto à carta solar, de acordo com a orientação da fachada estudada, auxiliando na determinação dos ângulos de sombreamento, que são: o ângulo horizontal (ß), o ângulo vertical frontal (α) e o ângulo vertical lateral (γ). Assinale a alternativa que permite a construção de uma proteção solar horizontal finita.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Engenheiro Sanitarista |
Q2476926 Arquitetura
A umidade relativa do ar tem papel importante na garantia do conforto térmico em cidades localizadas em climas quentes. Uma medida com impacto positivo na garantia do conforto em cidades com clima quente e seco é
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: B