Questões de Arquitetura - Teoria e História do Patrimônio para Concurso

Foram encontradas 110 questões

Q2494529 Arquitetura
A Praça Ari Coelho, situada na cidade de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, é um exemplo emblemático de reconfiguração de uma praça consagrada. Em 1996, recebeu um projeto totalmente novo, elaborado por um escritório de arquitetura da própria cidade. Analise as afirmativas abaixo sobre essa reconfiguração, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):


I – Apesar de o novo projeto imprimir uma linguagem contemporânea de desenho, contrapondo-se à anterior, o traçado eclético não foi totalmente esquecido, visto que, com o objetivo de manter a memória, foi proposto um novo desenho de piso na forma dos antigos caminhos;


II – Se o antigo projeto era fortemente caracterizado pela imprecisão do traçado orgânico, o projeto de reforma empregou formas geométricas na reformulação dos canteiros e jardins, propiciando clara percepção dos caminhos;


III – Mesmo com grandes alterações formais, não houve mudança estrutural do antigo programa contemplativo e de recreação infantil, pois foram acrescentadas apenas as atividades de lazer cultural, com a implantação de um anfiteatro.


A sequência correta é:
Alternativas
Q2488862 Arquitetura
No que diz respeito à história da arquitetura, todo o século XIX assistirá a uma série de crises estéticas que se traduzem nos movimentos chamados revivalistas. A primeira tentativa de resposta à questão tradição x industrialização se deu pelo pensamento dos românticos John Ruskin e William Morris, proponentes de um movimento estético que ficou conhecido justamente por Arts & crafts. O movimento propôs:
Alternativas
Q2213063 Arquitetura
“A noção de patrimônio urbano histórico constituiu-se na contramão do processo de urbanização dominante. Ela é o resultado de uma dialética da história e da historicidade que se processa entre três figuras (ou abordagens) sucessivas da cidade antiga” (CHOAY, 2001, p. 179).
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os conceitos das três figuras da noção de patrimônio histórico urbano trabalhadas por Françoise Choay em seu livro A alegoria do patrimônio.
COLUNA I
1. Figura memorial 2. Figura histórica: papel propedêutico 3. Figura historial
COLUNA II
( ) Encontra expressão na obra de Camillo Sitte (1843- 1903). O estudo morfológico das cidades antigas e, portanto, a história formal de seu espaço constituem instrumento que serve de descobertas para o urbanista. A cidade antiga também pode nos dar lições.
( ) Apareceu na obra de G. Giovannoni (1873-1943), para quem os conjuntos urbanos antigos podem ser integrados numa concepção geral da organização do território, com a condição de que recebam um tratamento conveniente e que neles não se implantem atividades incompatíveis com sua morfologia.
( ) Aparece na Inglaterra por intermédio de Ruskin (1819-1900) que prega que é sacrilégio tocar nas cidades da era pré-industrial. Para ele nós devemos continuar a habitar as cidades como no passado. Elas são garantias de nossa identidade pessoal, local, nacional, humana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Alternativas
Q2213062 Arquitetura
Analise as seguintes afirmativas sobre os conceitos de monumento e monumento histórico desenvolvidos por Françoise Choay em seu livro A alegoria do patrimônio e assinale com V as verdadeiras e F as falsas.
( ) Monumento é constituído em objeto de saber e integrado numa concepção linear do tempo.
( ) Monumento histórico não é, desde o princípio, desejado e criado como tal, ele é constituído a posteriori.
( ) Monumento é tudo o que for edificado por uma comunidade de indivíduos para rememorar ou fazer com que outras gerações de pessoas rememorem acontecimentos, sacrifícios, ritos ou crenças (túmulo, templo, coluna, arco do triunfo, obelisco, estela, totem).
( ) Monumento é uma criação deliberada cuja destinação foi pensada a priori.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA
Alternativas
Q2021448 Arquitetura

LEIA O TEXTO ABAIXO, COM ATENÇÃO, ANTES DE RESPONDER À QUESTÃO.


“Nas quadras em que a maioria dos imóveis ainda mantinha suas características originais, o critério utilizado foi de proteger o conjunto, através de suas fachadas e telhados [...]. Na eventualidade de já existirem imóveis totalmente descaracterizados ou lotes vazios [...] seriam permitidas novas construções desde que sua altura não ultrapassasse a média existente (10,5 m) e que seu projeto se integrasse ao conjunto edificado. [...] alguns imóveis [...] já estavam em processo de descaracterização, mas ainda apresentavam elementos que permitiam sua recomposição. Nesses casos, eles seriam obrigados a manter as características originais da edificação, adotando, entretanto, uma linguagem contemporânea nos elementos recuperados [...].”

[PINHEIRO, A. I. de Freitas. In: Anais do II SEDUR, 1986]

O texto acima se refere a um instrumento de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: B
5: A