Questões de Arquivologia - Definições / Fases da Gestão de Documentos para Concurso
Foram encontradas 840 questões
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
TJ-MS
Prova:
FGV - 2024 - TJ-MS - Técnico de Nível Superior - Arquivista - Arquivologia |
Q2494625
Arquivologia
Para organizar documentos arquivísticos de um arquivo corrente, é
necessário, inicialmente, elaborar o seguinte instrumento:
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
TJ-MS
Prova:
FGV - 2024 - TJ-MS - Técnico de Nível Superior - Arquivista - Arquivologia |
Q2494624
Arquivologia
Visando ao tratamento do acervo arquivístico de uma instituição, o
estabelecimento dos prazos de guarda dos documentos deve ser
feito em seguida à:
Ano: 2024
Banca:
FCM
Órgão:
Prefeitura de Contagem - MG
Prova:
FCM - 2024 - Prefeitura de Contagem - MG - Secretário Escolar |
Q2490780
Arquivologia
A gestão de documentos envolve procedimentos e
operações técnicas aplicados à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos e
pode ser organizada em três fases básicas.
Avalie as afirmações a seguir sobre a gestão de documentos.
I - A produção de documentos em um órgão ou setor deve ser cuidadosamente gerenciada para evitar a criação de documentos desnecessários. II - A utilização de documentos inclui atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento, além de normas de acesso à documentação e recuperação de informações. III - O profissional responsável pelos arquivos atua apenas na fase final da gestão de documentos para garantir que a instituição esteja em conformidade com a legislação aplicável. IV - A avaliação e a destinação de documentos consistem em analisá-los para definir prazos de guarda e determinar quais devem ser arquivados permanentemente ou eliminados por terem perdido seu valor.
Está correto apenas o que se afirma em
Avalie as afirmações a seguir sobre a gestão de documentos.
I - A produção de documentos em um órgão ou setor deve ser cuidadosamente gerenciada para evitar a criação de documentos desnecessários. II - A utilização de documentos inclui atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento, além de normas de acesso à documentação e recuperação de informações. III - O profissional responsável pelos arquivos atua apenas na fase final da gestão de documentos para garantir que a instituição esteja em conformidade com a legislação aplicável. IV - A avaliação e a destinação de documentos consistem em analisá-los para definir prazos de guarda e determinar quais devem ser arquivados permanentemente ou eliminados por terem perdido seu valor.
Está correto apenas o que se afirma em
Q2452378
Arquivologia
Jardim (2015) compreende que a Arquivologia, a partir dos seus elementos
fundamentais, é profundamente marcada pelas características nacionais do Estado moderno europeu,
e que o conhecimento arquivístico não se desenvolve como um projeto universal, mas como um
conjunto de respostas ao Estado nacional emergente. A partir da perspectiva da gestão documental,
assinale a alternativa correta.
Ano: 2024
Banca:
OBJETIVA
Órgão:
Prefeitura de Castro - PR
Prova:
OBJETIVA - 2024 - Prefeitura de Castro - PR - Agente Administrativo |
Q2444465
Arquivologia
A respeito do valor primário de um documento, marcar C
para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após,
assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Valor administrativo: documentos que envolvem direitos a curto ou a longo prazo do Governo ou dos cidadãos e que produzem efeito perante os tribunais.
( ) Valor fiscal: documentos que envolvem política e métodos e que são necessários para a execução das atividades do órgão.
( ) Valor jurídico: documentos que se referem a operações financeiras e à comprovação de receitas e despesas geradas para atender exigências governamentais.
( ) Programas de trabalho e relatórios são exemplos de documentos com valor administrativo.
( ) Valor administrativo: documentos que envolvem direitos a curto ou a longo prazo do Governo ou dos cidadãos e que produzem efeito perante os tribunais.
( ) Valor fiscal: documentos que envolvem política e métodos e que são necessários para a execução das atividades do órgão.
( ) Valor jurídico: documentos que se referem a operações financeiras e à comprovação de receitas e despesas geradas para atender exigências governamentais.
( ) Programas de trabalho e relatórios são exemplos de documentos com valor administrativo.