Questões de Arquivologia - Definições / Fases da Gestão de Documentos para Concurso

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Q2494625 Arquivologia
Para organizar documentos arquivísticos de um arquivo corrente, é necessário, inicialmente, elaborar o seguinte instrumento:
Alternativas
Q2494624 Arquivologia
Visando ao tratamento do acervo arquivístico de uma instituição, o estabelecimento dos prazos de guarda dos documentos deve ser feito em seguida à:
Alternativas
Q2490780 Arquivologia
A gestão de documentos envolve procedimentos e operações técnicas aplicados à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos e pode ser organizada em três fases básicas.

Avalie as afirmações a seguir sobre a gestão de documentos.

I - A produção de documentos em um órgão ou setor deve ser cuidadosamente gerenciada para evitar a criação de documentos desnecessários. II - A utilização de documentos inclui atividades de  protocolo, expedição, organização e arquivamento, além de normas de acesso à documentação e recuperação de informações. III - O profissional responsável pelos arquivos atua apenas na fase final da gestão de documentos para garantir que a instituição esteja em conformidade com a legislação aplicável. IV - A avaliação e a destinação de documentos consistem em analisá-los para definir prazos de guarda e determinar quais devem ser arquivados permanentemente ou eliminados por terem perdido seu valor.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: CREMERS Prova: FUNDATEC - 2024 - CREMERS - Arquivista |
Q2452378 Arquivologia
Jardim (2015) compreende que a Arquivologia, a partir dos seus elementos fundamentais, é profundamente marcada pelas características nacionais do Estado moderno europeu, e que o conhecimento arquivístico não se desenvolve como um projeto universal, mas como um conjunto de respostas ao Estado nacional emergente. A partir da perspectiva da gestão documental, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2444465 Arquivologia
A respeito do valor primário de um documento, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Valor administrativo: documentos que envolvem direitos a curto ou a longo prazo do Governo ou dos cidadãos e que produzem efeito perante os tribunais.
( ) Valor fiscal: documentos que envolvem política e métodos e que são necessários para a execução das atividades do órgão.
( ) Valor jurídico: documentos que se referem a operações financeiras e à comprovação de receitas e despesas geradas para atender exigências governamentais.
( ) Programas de trabalho e relatórios são exemplos de documentos com valor administrativo. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: E