Questões de Arquivologia - Indexação para Concurso

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Q2486985 Arquivologia
A arquivística, também chamada de arquivologia, é um ramo das ciências da informação que abarca os conhecimentos de arquivo e sua gestão. Por configurar-se como um campo de estudos complexo, é natural que disponha de terminologias próprias. Quando, por exemplo, a um processo é(são) inserido(s) um ou mais documentos, como um mandado, uma carta, um telegrama ou outra peça processual, seja por anexação ou apensação, dá-se a essa inserção o nome de: 
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Q2470361 Arquivologia
O método numérico de arquivamento, amplamente utilizado em arquivos especiais e especializados, que consiste em atribuir a cada documento ou grupo de documentos um número em ordem crescente, de acordo com sua entrada no arquivo, é denominado: 
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Q2470360 Arquivologia
De acordo com as regras de alfabetação, um documento que o COREN-RR recebe da empresa “Home Care Lídia da Silva Cuidados de Enfermagem Ltda.”, segundo Paes (1997), deverá ser arquivado da seguinte maneira:
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Q2431752 Arquivologia

Esta fase diz respeito à capacidade de localizar e disponibilizar documentos de forma eficiente. É essencial fazer uma indexação adequada dos documentos, aplicar técnicas de busca, como palavras-chave, filtros e lógicas operacionais, e desenvolver interfaces de pesquisa amigável. Além disso, é importante garantir o acesso controlado, com a definição de políticas de privacidade, restrições de acesso e proteção da informação sensível.


O excerto apresentado faz referência à chamada:

Alternativas
Q2356659 Arquivologia
Analise as informações a seguir:

I. Para gerenciar os documentos de uma instituição, é importante implementar uma rotina de tratamento de documentos, entre elas: identificar quais tipos de documentos a empresa produz; definir as fases do ciclo de vida dos arquivos; estabelecer critérios de classificação (data, assunto, departamento, entre outras categorias). 
II. Para gerenciar os documentos de uma instituição, é importante implementar uma rotina de tratamento de documentos, entre elas: indexar os arquivos, isto é, criar um índice; implementar um sistema de gestão documental, seja para arquivos físicos ou digitais; definir medidas de segurança e controle de acesso.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: D
5: A