Questões de Auditoria - Fraude e Erro para Concurso

Foram encontradas 205 questões

Q2499170 Auditoria

Leia os itens abaixo.


Em consonância com a NBC TA 240, podemos afirmar: 


I - O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.


II - Embora a fraude constitua um conceito jurídico amplo, para efeitos das normas de auditoria, o auditor está preocupado com a fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis.


III - A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração.


IV - Um dos objetivos do auditor é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis decorrente de fraude.


Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Q2373414 Auditoria
A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é da(o)
Alternativas
Q2361437 Auditoria
Com relação à responsabilidade do auditor no que se refere à fraude na auditoria de demonstrações contábeis, tomando como base os preceitos da NBC TA 240, analise as afirmativas a seguir.

I. O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contêm distorções relevantes, causadas por fraude ou erro. Devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis não sejam detectadas, embora a auditoria seja devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria.
II. O risco de não ser detectada uma distorção relevante decorrente de fraude é mais alto do que o risco de não ser detectada uma fraude decorrente de erro. Isso porque a fraude pode envolver esquemas sofisticados e cuidadosamente organizados, destinados a ocultá-la, tais como falsificação, omissão deliberada no registro de operações ou prestação intencional de falsas representações ao auditor. Tais tentativas de ocultação podem ser ainda mais difíceis de detectar quando associadas a um conluio.
III. O risco de o auditor não detectar uma distorção relevante decorrente de fraude da administração é menor do que no caso de fraude cometida por empregados, porque os empregados frequentemente têm melhores condições de manipular, direta ou indiretamente, os registros contábeis, apresentar informações contábeis fraudulentas ou burlar procedimentos de controle interno destinados a prevenir fraudes e erros, uma vez que conhecem muito bem tais controles e sabem como contorná-los.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2328387 Auditoria
Visando a obtenção de segurança razoável, o auditor tem a responsabilidade de manter atitude de ceticismo profissional durante a auditoria, considerando o potencial de burlar os controles pela administração e reconhecer o fato de que procedimentos de auditoria eficazes na detecção de erros podem não ter a mesma eficácia na
Alternativas
Q2324749 Auditoria
No âmbito da Administração Pública federal, a atividade de auditoria interna é orientada pelo Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, da Controladoria‑Geral da União (CGU). Com base nesse documento, julgue o item.

O termo fraude pode ser associado a um ato não intencional do agente, resultante de omissão, imprudência ou imperícia. Nesses casos, verifica‑se apenas culpa, pois não está caracterizada a intenção de causar dano.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: E