Questões de Auditoria - Gestão de risco, controle e governança corporativa para Concurso

Foram encontradas 169 questões

Q2492902 Auditoria
A gestão de riscos é processo permanente, estabelecido, direcionado e monitorado pela alta administração, que contempla as atividades de identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a organização e a segurança à realização de seus objetivos. A nova lei de licitações estabelece que cabe à alta administração do órgão ou entidade a responsabilidade pela governança das contratações e a implementação da gestão de riscos e controles internos. Fazem parte da primeira linha de defesa no âmbito do processo de contratações públicas: 
Alternativas
Q2490142 Auditoria
Os princípios fundamentais da governança corporativa estão intimamente ligados à identidade da empresa, orientando as deliberações éticas, influenciando diretamente a conduta dos agentes de governança e regulando o funcionamento do sistema de compliance. Esse sistema é constituído por uma série de elementos que visam a atender a três objetivos primordiais: prevenir, detectar e responder.

Uma atividade da primeira linha de defesa é (são) o(a) (as):
Alternativas
Q2490141 Auditoria
Os gestores de Governança, Risco e Compliance (GRC) desempenham um papel fundamental na gestão integrada da organização, assegurando a harmonização dos objetivos estratégicos e metas com as melhores práticas e normas internacionais de governança, risco e compliance. Nesse contexto, a matriz de riscos emerge como uma ferramenta indispensável, permitindo a avaliação e priorização dos riscos em projetos e oferecendo uma visão clara e estruturada dos potenciais impactos e probabilidades de ocorrência.

O termo utilizado para fazer referência a eventos que têm probabilidade de ocorrência muito baixa mas efeitos altamente impactantes ou catastróficos é: 
Alternativas
Q2473296 Auditoria
Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor expressar uma opinião de auditoria inadequada ou tecnicamente equivocada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante e, para minimizá-los, a análise de riscos deve ser feita na fase do seu planejamento dos trabalhos.

(CFC, NBC TI 01 – Da Auditoria Interna.)


Para minimizar os riscos dessa ordem, devem ser considerados, principalmente, alguns aspectos relativos a eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de Auditoria Interna a serem aplicados, considerando o volume e a complexidade das transações e das operações; assinale o correto. 
Alternativas
Q2467065 Auditoria

A respeito da gestão de riscos, julgue o seguinte item.


O processo de avaliação de riscos é realizado por meio das atividades de identificação, análise e avaliação de riscos.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: A
5: C