Questões de Sociologia - Émile Durkheim e os Fatos Sociais para Concurso

Foram encontradas 313 questões

Q2485419 Sociologia
Qual teórico sociológico explorou o conceito de "controle social", referindo-se aos mecanismos e instituições através dos quais a sociedade regula o comportamento dos indivíduos?
Alternativas
Q2485416 Sociologia
Durkheim foi autor de vários livros que se tornaram referência para o estudo da Sociologia. Em uma de suas obras, intitulada “Da Divisão do Trabalho Social” (1893), ele faz distinção entre solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. De acordo com o autor, assinale a alternativa que ilustra a solidariedade orgânica. 
Alternativas
Q2485415 Sociologia
Segundo Émile Durkheim, o Fato Social é a maneira pela qual uma sociedade age, pensa ou sente, formando um padrão de comportamento social. Para melhor identificá-lo, o autor destaca como características do Fato Social: 
Alternativas
Q2485414 Sociologia
As transformações mais significativas em sociedades, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, desenrolaram-se na Europa. Por essa razão, as primeiras teorias sociológicas surgiram no chamado Velho Continente. Considerado um dos pais da Sociologia, um dos primeiros princípios formalizados sobre como compreender as estruturas sociais foi preconizado por:
Alternativas
Q2452729 Sociologia
“A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano. Toda cultura ou civilização, sem exceção, desenvolveu um sistema religioso, fosse ele mais elementar, como as religiões dos povos nativos da América e da Oceania, fosse mais complexo, como as religiões abraâmicas (derivadas do patriarca Abraão) médio-orientais: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo."

Sobre o fenômeno religioso, analise as afirmativas a seguir:

I. Após o advento das ciências humanas especializadas, como a antropologia, a sociologia, a história e a psicologia, muitos investigadores vêm tentando explicar o fenômeno religioso e, grosso modo, definir o que é a religião.
II. Filósofos alemães do século XIX Friedrich Nietzsche e Karl Marx e o francês Auguste Comte, manifestaram-se como absolutamente avessos à ideia de religião e à existência de uma realidade transcendente, isto é, uma realidade que está para além desse mundo, do mundo físico, material, corpóreo.
III. Pensadores, como o sociólogo Émile Durkheim e o estudioso de mitologia e simbologia Mircea Eliade buscaram entender a religião de forma mais objetiva, procurando entender o funcionamento de noções como o sagrado, o profano, o mito, as imagens, os símbolos religiosos, bem como as práticas rituais, como o sacrifício.
IV. Nas sociedades primitivas e também nas grandes civilizações antigas, a manifestação do sagrado, isto é, da ação dos deuses ou de um Deus único (a depender da religião) no mundo, é o que provoca a reunião, a agregação dos indivíduos, que procuram a transcendência e respostas para problemas fundamentais, como a morte.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: A