Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Matologia para Concurso

Foram encontradas 38 questões

Q2485699 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Referente ao manejo integrado de plantas daninhas, analise as assertivas abaixo:
I. Planta daninha é qualquer ser vegetal que se desenvolve onde não é desejado, como a tiguera de culturas que vegetam espontaneamente em lavouras subsequentes.
II. A erradicação da infestação de plantas daninhas implica na completa remoção, para uma determinada área, de todas as sementes e suas estruturas de reprodução vegetativa.
III. Em nível nacional e estadual, o controle preventivo de plantas daninhas é efetuado por meio da legislação de sementes que regula a sua entrada no país e comercialização interna.
IV. A variação de espaçamento entre linhas ou da densidade de plantas na linha pode contribuir para a redução da interferência das plantas daninhas sobre a cultura, dependendo da arquitetura das plantas cultivadas e tipo de infestantes.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2485697 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente ao manejo de plantas daninhas.

Coluna 1
1. Monda.
2. Inundação.
3. Roçada.
4. Capina manual.
5. Queimada.

Coluna 2
( ) É um meio efetivo de controle de plantas daninhas pela suspensão do fornecimento de oxigênio para suas raízes. Infelizmente só pode ser utilizado em solos planos, nivelados e/ou sistematizados.
( ) Muito utilizado como ferramenta de manejo em terrenos declivosos, em áreas de cafezais, por exemplo. Ainda é uma técnica muito utilizada em pastagens, beira de estradas e terrenos baldios.
( ) Muito utilizado em estradas de ferro, meio fio de ruas de centros urbanos em diferentes países, a técnica apresenta muitas limitações de uso no Brasil.
( ) É considerado o método mais antigo de controle de plantas daninhas, sendo atualmente amplamente utilizado para o controle de plântulas, especialmente em espécies anuais em jardins, viveiros de mudas.
( ) É provavelmente o método mais eficaz de controle e possivelmente o mais largamente empregado ainda na agricultura. Possui alto custo e por isso deixou de ser o método mais econômico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1815781 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as plantas daninhas assinale alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1800044 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O efeito alelopático das culturas sobre plantas daninhas não é muito comum, e essa deficiência de defesa das plantas cultivadas é atribuída à seleção a que estas têm sido submetidas ao longo do tempo. Sobre a alelopatia entre as culturas analise as afirmações e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, responda o que se pede.
( ) A possibilidade de se desenvolverem efeitos alelopático benéficos ou maléficos entre as culturas não tem interesse agronômico. ( ) Quanto a possíveis efeitos alelopáticos do material incorporado ao solo, sabe-se que o processo de decomposição do material é variável de acordo com a qualidade dos tecidos, os tipos de solos e as condições climáticas. ( ) Normalmente, o material fresco, como as adubações verdes, provoca efeitos pouco acentuados e por períodos curtos, inferiores a 25 dias. ( ) Os efeitos alelopáticos provocados pela incorporação de resíduos vegetais são muito invariáveis.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.
Alternativas
Q1800043 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As ferramentas de controle de plantas daninhas são didaticamente divididas em manejo preventivo, controle cultural, mecânico, físico, biológico e químico. De acordo com os tipos de manejo de plantas daninhas, marque a opção correta de acordo com o métodos de controle.
I. Um bom programa de manejo de plantas daninhas inclui a constante vigilância sobre a área de cultivo, identificando as espécies infestantes na fase jovem e adulta ou através de suas sementes. II. Esse método de controle engloba a adoção de práticas comuns, como rotação de culturas, variação de espaçamento e população de plantas e cobertura verde, dentre outras, direcionadas à supressão das plantas daninhas. III. É bastante conveniente e eficiente para áreas localizadas, como gramados de jardins, pequenos canteiros de produção orgânica ou até em áreas públicas urbanas. IV. Consiste na utilização de métodos como cobertura morta, solarização, fogo, inundação, dragagem, drenagem e eletricidade (corrente elétrica e micro-ondas) no controle das plantas daninhas. V. O objetivo não é erradicar, mas sim reduzir a população para abaixo do nível de dano econômico.
A opção que tem a sequência correta dos métodos é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: C
5: A