Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) - Olericultura para Concurso

Foram encontradas 242 questões

Q2485556 Engenharia Agronômica (Agronomia)
É grande o número de espécies olerícolas exploradas comercialmente no Brasil. Cada espécie, variedade botânica e mesmo cultivar, dentro de uma mesma espécie, tem as suas peculiaridades no tocante ao cultivo, o ponto em que deverá ser colhida e a forma como será consumida. Portanto, a espécie de hortaliça, seu metabolismo pós-colheita e forma como será utilizada no consumo irão definir o ponto de colheita da estrutura ou órgão vegetal. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as técnicas de colheita ao seu conceito.

Coluna 1
1. Métodos visuais.
2. Métodos físicos.
3. Métodos químicos.
4. Métodos matemáticos.

Coluna 2
( ) Levam-se em consideração resultados de análises da composição, como teores de sólidos solúveis (SS), acidez, amido, açúcares, etc.
( ) Levam-se em consideração aspectos, como firmeza (resistência à compressão) da estrutura ou órgão a ser colhido.
( ) Levam-se em consideração dias do plantio, da germinação, da emergência ou da floração até o completo desenvolvimento da estrutura de interesse.
( ) Levam-se em consideração aspectos da estrutura ou órgão a ser colhido, como coloração, tamanho, formato, abscisão da planta ou senescência da própria planta.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2412867 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considerando o cultivo em ambiente protegido para que a estrutura de proteção possa cumprir sua finalidade de forma eficiente, o projeto deve considerar a espécie que se deseja cultivar e suas demandas específicas, bem como as condições climáticas locais, optando pelo material de cobertura e tipo de estrutura adequados na construção. Em relação aos materiais para cobertura de abrigos para cultivo protegido, análise as afirmativas a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.


( ) O vidro foi o primeiro material de cobertura empregado na cobertura de abrigos com produção comercial. Não sofre processo de envelhecimento, mantendo suas características ópticas e mecânicas indefinidamente, e não é inflamável; porém apresenta pequena resistência a impacto e elevado peso por unidade de superfície, exigindo estruturas de suporte mais resistentes, além de não se adaptar a qualquer formato de cobertura e apresentar alto custo.

( ) O advento dos plásticos determinou profundas mudanças na construção dos abrigos, por reduzir sensivelmente seu custo, permitindo ampla difusão das técnicas de cultivo protegido, inclusive para os países em desenvolvimento. De modo geral, as placas rígidas são opacas ao ultravioleta, apresentam elevada transparência (80% a 90%) à radiação solar de ondas curtas (380- 3000 nm), quando novas, e baixa transparência (<3%) às radiações de ondas longas (>3.000 nm). Ainda, apresentam boa resistência a impacto, baixo peso por unidade de superfície (1,5 a 5 kg.m-2), inflamabilidade variável com o material, resistência à abrasão menor que a do vidro (são arranhados mais facilmente) e têm duração entre 10 e 20 anos.

( ) Os filmes plásticos correspondem, nos últimos anos, ao material mais largamente empregado na cobertura de abrigos para cultivo protegido, em todo o mundo. Os mais utilizados são o policloreto de vinila (PVC), o polietileno de baixa densidade (PEBD) e o poli (etileno-co-acetato de vinila) ou copolímero de EVA.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2412866 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Analise as afirmativas a seguir sobre propagação e plantio de hortaliças, e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.


( ) Algumas hortaliças são propagadas pelo plantio de partes vegetativas diversas (propagação sexuada), procedentes da planta-matriz e não por sementes. Quando a propagação se dá pelas partes vegetativas, a escolha das matrizes é importante, pois o sucesso da cultura dependerá destas plantas. Assim sendo, escolha plantas matrizes com as melhores características da espécie ou variedade.

( ) Na hora da compra das sementes, deve-se ter o cuidado de escolher a variedade mais adaptada ao local (clima) e à época de plantio (primavera ou verão) que será feita. Deve-se preferir a compra de sementes acondicionadas em sacos aluminizados, que foram estocados em local seco, arejado e sombreado, prestando-se atenção ao prazo de validade anotado na embalagem.

( ) O transplante de hortaliças consiste na retirada das mudas da sementeira e no replantio delas no local definitivo. Deve ser feito quando as mudas estiverem com 4 a 6 folhas definitivas ou com o tamanho entre 4 e 5 cm, para que o pegamento seja bom e não haja retardamento no seu crescimento.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2389706 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as informações a seguir:

I. Hortaliças de raiz, tubérculo, bulbo ou rizoma são aquelas cujas partes aproveitáveis situam-se acima do solo, sendo tenras e suculentas: folhas, talos, hastes, flores e inflorescências.
II. Hortaliças de folha, flor ou haste são aquelas cujas partes utilizáveis desenvolvem- se dentro do solo, compreendendo: tubérculos, rizomas, bulbos e raízes tuberosas.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2367370 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A horticultura envolve o cultivo de diversos tipos de plantas, que podem ser comestíveis ou não. Dentro da horticultura, portanto, está o plantio de verduras, legumes, frutas, flores, cogumelos, plantas medicinais, plantas ornamentais e até mesmo árvores para se dar início a florestas.

Acerca do grupo de abrangência e suas definições, analise as afirmativas abaixo:

I. A olericultura trabalha especificamente com o cultivo de hortaliças, ou seja: legumes e verduras.
II. A fruticultura é o ramo da agricultura que visa produzir economicamente e racionalmente frutos em geral com intuito de comercializá-los.
III. A prática da silvicultura, consiste além da extração de madeira e outros produtos de interesse comercial, as técnicas próprias da silvicultura têm como função a preservação da floresta contra a erosão, a desertificação e a depauperação do solo, além de proteger a flora e a fauna de uma região.
IV. Floricultura é o negócio que comercializa flores e plantas, prioritariamente. Pode comercializar também arranjos, plantas ornamentais, buquet de flores e também bonsai.

Assinale
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: D
5: A