Questões de Farmácia - Farmacodinâmica para Concurso

Foram encontradas 767 questões

Q2500649 Farmácia
 Os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM) são situações que, no processo de uso de medicamentos, causam ou podem causar o aparecimento de um resultado negativo associado ao uso. Caso: Paciente M.A.J., 47 anos, sexo feminino, cardiopata, recebeu uma prótese de válvula cardíaca há 10 anos. Hoje, procurou atendimento médico de emergência após perceber importante sangramento gengival durante a escovação dentária. Faz uso de varfarina 5 mg por dia, sem acompanhamento do uso há cerca de 5 anos. Foi admitida no hospital e realizou exames, onde apresentou INR (Razão de Normatização Internacional) de 5. O plantonista decidiu pelo internamento e a varfarina foi suspensa até próxima avaliação. Analise o caso acima e marque a alternativa referente à correta classificação do principal PRM identificado. 
Alternativas
Q2500648 Farmácia
Os exames laboratoriais podem trazer resultados inesperados quando relacionados à avaliação clínica. O uso de medicamentos é um fator importante a ser considerado uma vez que, por seus efeitos, muitos medicamentos são capazes de alterar os exames laboratoriais. Sobre a interferência causada por medicamentos nos resultados de exames laboratoriais, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2500643 Farmácia
Paciente de 40 anos sofre de crises de enxaqueca desde a adolescência. Ela iniciou tratamento com topiramato 50mg 1 vez ao dia, mas não estava tendo melhora clínica. O neurologista que a acompanha substituiu o medicamento por amitriptilina 25mg 1 vez ao dia. Após 2 semanas de tratamento, ela começou a sentir melhora clínica superior ao primeiro fármaco prescrito. Após ler as bulas dos medicamentos, ela questionou ao farmacêutico clínico se as prescrições estavam adequadas para tratamento da enxaqueca. Ambos os fármacos podem ser utilizados em tratamento de enxaqueca? Qual explicação adequada o farmacêutico pode dar à paciente em relação à diferença encontrada nas bulas dos fármacos? 



Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2500641 Farmácia
Paciente de 60 anos com diagnóstico recente de artrite reumatoide iniciou tratamento farmacológico para dor local com pomada de salicilato de metila. Refere que sentia redução da dor por pouco tempo, mas logo aumentava. Em seguida, foi prescrito ibuprofeno 300mg comprimido, 3 vezes por dia, quando houvesse crises. A dor melhorava substancialmente, porém ela passou a sentir fortes dores no estômago. Ela iniciou tratamento com infliximabe infusão intravenosa de 3 mg/kg, a cada 2 semanas e o médico substituiu o ibuprofeno por celecoxibe 200mg, 2 vezes ao dia, quando houvesse crise. A farmacêutica residente da saúde do idoso levou o caso para discutir a doença e as estratégias de tratamento com o seu preceptor. De que forma a doença causa dores articulares? Qual a diferença entre os fármacos em relação à melhora da dor e às reações adversas que eles podem causar? 
Alternativas
Q2500640 Farmácia
O técnico de farmácia que chegou ao serviço de farmácia do hospital observou que havia alguns fármacos que eram dispensados para o setor de transplante e para a oncologia. Solicitou ao farmacêutico orientações quanto às prescrições de metotrexato, azatioprina e ciclofosfamida para ambos os setores. Qual a diferença entre esses fármacos? De que forma eles podem agir na condução da terapia pós-transplante e antineoplásica?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: C