Questões de Medicina - Epidemiologia para Concurso

Foram encontradas 1.407 questões

Q2500582 Medicina
Existe um tipo de desenho de estudo epidemiológico que é adequado para identificar pessoas e características passíveis de intervenção, além de gerar hipóteses de causas de doenças, mas com limitações para determinar se a exposição antecede ou representa a consequência da doença ou condição relacionada à saúde. Ou seja, ele é inadequado para determinar associações do tipo causa-efeito.

Esse tipo de desenho de estudo é o 
Alternativas
Q2496564 Medicina
Durante um surto de febre amarela em uma área rural com recursos limitados, o coordenador do Programa Saúde da Família enfrenta o desafio de alocar recursos escassos. Tendo em vista a epidemiologia da doença, uma ação que se apresenta mais eficaz na mitigação do surto sem exaurir completamente os recursos é
Alternativas
Q2493507 Medicina
De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento de primeira escolha para a esquistossomose mansônica é com:
Alternativas
Q2493498 Medicina
Os perfis epidemiológicos retratam a multiplicidade de situações de produção do processo saúde-doença, não podendo ser reduzidos, sem perda de capacidade explicativa, a uma simples sucessão de fases perfeitamente diferenciadas. Em relação ao perfil de mortalidade proporcional por grupo de causas Brasil — 1930-2009, mostrado no gráfico abaixo, é INCORRETO afirmar que:
Imagem associada para resolução da questão
(Fonte: GIOVANELLA, L., et al.)
Alternativas
Q2487273 Medicina
Analise as afirmativas abaixo relacionadas à epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção de diarreia aguda e crônica, pancreatites, insuficiência hepática e parasitoses intestinais.


I – A presença de gordura nas fezes (esteatorreia) é um indicativo específico de insuficiência pancreática e não está associada a outras condições gastrointestinais.


II – O aumento da permeabilidade intestinal pode ser tanto uma causa quanto uma consequência da diarreia aguda, envolvendo mecanismos patogênicos infecciosos e não infecciosos.


III – A insuficiência hepática aguda pode manifestar-se com encefalopatia hepática em estágios iniciais, antes de alterações significativas nos testes de função hepática.


IV – No manejo da pancreatite aguda, a nutrição enteral precoce, comparada à parenteral, reduz o risco de infecções e a duração da estadia hospitalar.


V – A terapia antiparasitária é recomendada como tratamento preventivo universal em regiões de alta prevalência de parasitoses intestinais, independentemente da presença de sintomas.


Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: C
5: E