Questões de Pedagogia - Aspectos Sociológicos da Educação para Concurso

Foram encontradas 1.444 questões

Q2496924 Pedagogia
Educação, sistemas, políticas e processos educativos têm-se tornado questões centrais nas sociedades contemporâneas. A discussão implica uma reflexão sobre o próprio conceito de educação: na verdade, os debates contemporâneos neste âmbito podem já ser desvendados na tradição clássica. Nem todos os clássicos da Sociologia deram particular relevo às questões relacionadas com educação. Há três nomes incontornáveis neste domínio: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Embora Marx Weber não tenha debruçado explicitamente sobre os sistemas educativos e apenas tenha abordado a questão de modo ocasional, integrando uma teoria geral, Durkheim produziu uma série de documentos seminais da sociologia da educação. Ao longo de uma carreira acadêmica com mais de três décadas, muitos foram os textos, cursos e comunicações que gerou, alcançando reconhecimento não só como sociólogo, mas também como ideólogo da pedagogia


(Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-paula-educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf. Acesso em: 02/2024.)


Sobre as ideias de Durkheim, infere-se que:
Alternativas
Q2496919 Pedagogia
Os Conselhos Escolares se constituem num espaço privilegiado para a conquista definitiva de uma Gestão Democrática Participativa do espaço público, da coisa pública, em nossa sociedade. São órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, que têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras; e ainda contribui para esse processo uma formação continuada dos integrantes da comunidade escolar e local, com vistas a tomarem a escola democraticamente.

(Brasil, 2004.)


Sobre o exposto e, ainda, considerando o Conselho Escolar uma instância de discussão, acompanhamento e deliberação, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2496918 Pedagogia
De acordo com Moura e Barbosa (2008, p. 23), projeto educacional é um empreendimento de duração finita, com objetivos claramente definidos em função de problemas, oportunidades, necessidades, desafios ou interesses de um sistema educacional, de um educador ou grupo de educadores, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações voltadas para a melhoria de processos educativos e de formação humana, em seus diferentes níveis e contextos. Sobre o exposto e, ainda, acerca dos diferentes tipos de projetos educacionais, considere a atuação do Pedagogo no desenvolvimento de projetos educacionais e que ele deseja realizar, em conjunto com a equipe de docentes, a mediação no contexto escolar, com o objetivo de alterar a estrutura ou dinâmica do sistema ou organização, devendo o projeto, como objetivo primordial a ser atendido, prever uma mudança positiva no desempenho dos alunos. Sobre a informação dada, infere-se que será realizado um projeto de: 
Alternativas
Q2496916 Pedagogia
Pensar sobre multiculturalismo e educação pressupõe analisar concepções e experiências pedagógicas baseadas nesse movimento teórico que se inicia em meados do século XX nos Estados Unidos e que se difunde no mundo Ocidental como forma de enfrentamento dos conflitos gerados em função das questões econômicas, políticas, e, mormente, étnico-culturais, na tentativa de combater discriminações e preconceitos, haja vista as dificuldades de indivíduos e grupos de acolher e conviver com a pluralidade e as diferenças culturais. Sobre isso, Valente argumenta: “aceitar as diferenças e enriquecer-se com elas continua a ser um problema que hoje ninguém sabe resolver porque supõe o reconhecimento da alteridade (...)”.

(Disponível em: https://leg.ufpi.br/subsiteFiles. Acesso em: 02/2024.)


Sobre o multiculturalismo e a educação, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2496868 Pedagogia
Educação é o conjunto de ações, processos, influências, estruturas que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupo, relação ativa com o ambiente natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais.

(Libâneo, 2002, p. 22.)

O principal papel da orientação educacional será ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Isso significa ajudar nosso aluno “por inteiro”: com utopias, desejos e paixões. A escola, com toda sua teia de relações, constitui o eixo dessa área da orientação, isto é, a orientação trabalha na escola em favor da cidadania.

(Grinspun, 2006, p. 33.)


Considerando o exposto e que não se pode encaixar um projeto novo, como é o caso da inclusão, em uma velha matriz de concepção escolar é necessário recriar o modelo educacional vigente que reconhece e valoriza as diferenças com projetos inclusivos de educação. Para tanto, ensinar a turma toda, sem exceções e exclusões, infere-se que é importante: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: D