Questões de Pedagogia - Ausubel e a Aprendizagem Significativa para Concurso
Foram encontradas 129 questões
Ano: 2024
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Prova:
Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ - Orientador Pedagógico III |
Q2496871
Pedagogia
No contexto socioeducativo, diversos pesquisadores formalizaram suas teorias de ensino e aprendizagem como forma de
perpetuar e melhorar a transferência do conhecimento. Dentre estas, se destaca: o comportamentalismo, que tem Skinner
como o seu principal representante; migrando para Piaget, com sua epistemologia genética; Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista; e, Ausubel, com a aprendizagem significativa.
(Gomes et. al, 2010.)
“As diversas teorias da aprendizagem buscam entender o comportamento humano nas mais diversas áreas do seu desenvolvimento cognitivo, psíquico ou mental e fomentam percursos pedagógicos podendo ser utilizadas e conhecidas pela área educacional, pois elas contribuem para a aprendizagem e o ensino. Considera-se que a ______________________ propõe que a aprendizagem é mais eficaz quando novas informações são relacionadas a conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aluno. A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes e preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ainda, destaca-se a importância da organização do conhecimento prévio na construção de novos aprendizados.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
(Gomes et. al, 2010.)
“As diversas teorias da aprendizagem buscam entender o comportamento humano nas mais diversas áreas do seu desenvolvimento cognitivo, psíquico ou mental e fomentam percursos pedagógicos podendo ser utilizadas e conhecidas pela área educacional, pois elas contribuem para a aprendizagem e o ensino. Considera-se que a ______________________ propõe que a aprendizagem é mais eficaz quando novas informações são relacionadas a conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aluno. A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes e preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ainda, destaca-se a importância da organização do conhecimento prévio na construção de novos aprendizados.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Ano: 2024
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Arroio do Sal - RS
Provas:
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Supervisor Educacional - 40 Horas
|
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Orientador Educacional |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Psicopedagogo |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de Artes |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de Atendimento de Educação Especial |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de Ciências |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de Educação Física |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de Filosofia |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de Geografia |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de História |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de Língua Inglesa |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de Língua Portuguesa |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Professor de Matemática |
Q2482769
Pedagogia
A aprendizagem significativa, preconizada por Ausubel, ocorre com a:
Ano: 2024
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Araricá - RS
Provas:
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Anos Iniciais
|
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Educação Infantil |
Q2479750
Pedagogia
A organização do ensino, com base nos princípios da aprendizagem significativa de
Ausubel, deve partir do(a):
Ano: 2024
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Araricá - RS
Provas:
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Psicopedagogo
|
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de História |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Português |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Artes |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Ciências |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Educação Física |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Ensino Religioso |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Geografia |
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Inglês |
Q2479448
Pedagogia
Ao analisar as ideias de Ausubel, Saviani (2018) destaca que são condições para a
ocorrência da aprendizagem significativa a:
I. Existência de ideias-âncoras, subsunçores (conceitos relevantes) na estrutura cognitiva. II. Possibilidade de a nova informação relacionar-se à estrutura cognitiva. III. Predisposição do aprendiz para aprender.
Quais estão corretas?
I. Existência de ideias-âncoras, subsunçores (conceitos relevantes) na estrutura cognitiva. II. Possibilidade de a nova informação relacionar-se à estrutura cognitiva. III. Predisposição do aprendiz para aprender.
Quais estão corretas?
Ano: 2024
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Augusto Pestana - RS
Prova:
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Augusto Pestana - RS - Professor Anos Finais do Ensino Fundamental - Português |
Q2473829
Pedagogia
Ao comparar Piaget e Ausubel, identifica-se as seguintes semelhanças:
I. Ambos são teóricos da aprendizagem da corrente comportamentalista.
II. Fazem a interpretação do desenvolvimento cognitivo como um processo dinâmico.
III. Analisam a estrutura cognitiva como constantemente modificada pela experiência.
Quais estão corretas?
I. Ambos são teóricos da aprendizagem da corrente comportamentalista.
II. Fazem a interpretação do desenvolvimento cognitivo como um processo dinâmico.
III. Analisam a estrutura cognitiva como constantemente modificada pela experiência.
Quais estão corretas?