Questões de Pedagogia - Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem para Concurso

Foram encontradas 457 questões

Q2479759 Pedagogia
Luckesi (2023) afirma que a avaliação da aprendizagem deve ter o objetivo de diagnosticar a situação da aprendizagem dos alunos para: 
Alternativas
Q2478982 Pedagogia
O lugar que a avaliação tem ocupado na atividade pedagógica a coloca no topo das atenções de estudantes e professores. Marcada pelas relações que estão presentes no interior da escola, relações estas que revelam estreita conexão entre a escola e a sociedade que a cerca, a avaliação emerge na sala de aula ora como fonte de desenvolvimento, ora como ameaça. (...)

Embora a avaliação da aprendizagem em sala de aula seja o lado mais conhecido da avaliação educacional, este não pode ser tomado como o único nível existente da avaliação. (...)

Neste sentido, não podemos esquecer que a educação é um fenômeno regulado pelo Estado. A própria escola (de massa) é uma instituição do Estado. Isso nos obriga a considerar outros níveis de avaliação: tanto da instituição escolar, denominada avaliação institucional, como do próprio sistema como um todo, a avaliação de redes de ensino.


(FREITAS, Luiz Carlos et. al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: RJ, Vozes, 2009.)
A respeito da avaliação institucional, analise as afirmativas.

I. É um processo interno à escola e desenvolvido sob seu controle.
II. É protagonizada por especialistas externos contratados ou indicados pelas secretarias de educação, sem interferência da comunidade escolar.
III. É um processo que envolve os sujeitos da escola, com vistas a negociar, a partir dos problemas concretos vivenciados pela instituição, patamares adequados de desenvolvimento.
IV. É realizada a partir do cálculo ponderado das médias das notas obtidas pelos alunos nos diferentes componentes curriculares por ano ou série.

Sobre a avaliação institucional em perspectiva de gestão democrática, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2467866 Pedagogia
A avaliação está presente no viver da humanidade em diversos ambientes: na família, espaço inicial do convívio social, e em outros espaços como associações de bairro, movimentos sociais e, principalmente, na escola. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir sobre avaliação:
I. A avaliação cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar. II. Trata-se de uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. III. Os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos e dificuldades e reorientar o trabalho para as correções necessárias. IV. A avaliação observa se o produto atende às qualidades desejadas, se a produção foi eficiente, e assim por diante. É um trabalho minucioso, que requer conhecimento quando se trata de avaliar alguém nos aspectos quantitativos ou qualitativos.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2461509 Pedagogia

Tendo em vista que a avaliação é um dos momentos importantes no planejamento e na realização de projetos educacionais voltados à formação de educadores, julgue o item que se segue. 


A avaliação da aprendizagem não se aplica a cursos de treinamento e formação continuada.

Alternativas
Q2457130 Pedagogia

Observe as afirmativas a seguir:


I. A avaliação no ambiente educacional envolve três dimensões: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional interna e externa e, ainda, a avaliação das redes de Educação Básica.


II. Tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a avaliação deve ser realizada com fins de promoção do estudante, focando apenas na dimensão coletiva da turma ou grupamento de alunos.


III. A avaliação institucional interna deve estar prevista no Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade e envolve ações anuais no sentido de delinear a avaliar um conjunto de objetivos e metas a serem concretizados tendo como base a missão da escola e a qualidade social da aprendizagem.


IV. Segundo a legislação educacional brasileira, a avaliação das redes de Educação Básica ocorre periodicamente e é orientada e realizada pela própria escola a partir de parâmetros por ela definidos e provas elaboradas internamente pelos professores, segundo calendário elaborado pelas próprias redes. O objetivo é a premiação de estudantes e professores, o que é fundamental para incentivá-los a aprender e ensinar.


É correto o que se afirma em: 

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: E
5: A