Questões de Pedagogia - Gestão da Aprendizagem para Concurso

Foram encontradas 491 questões

Q2496871 Pedagogia
No contexto socioeducativo, diversos pesquisadores formalizaram suas teorias de ensino e aprendizagem como forma de perpetuar e melhorar a transferência do conhecimento. Dentre estas, se destaca: o comportamentalismo, que tem Skinner como o seu principal representante; migrando para Piaget, com sua epistemologia genética; Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista; e, Ausubel, com a aprendizagem significativa.

(Gomes et. al, 2010.)


“As diversas teorias da aprendizagem buscam entender o comportamento humano nas mais diversas áreas do seu desenvolvimento cognitivo, psíquico ou mental e fomentam percursos pedagógicos podendo ser utilizadas e conhecidas pela área educacional, pois elas contribuem para a aprendizagem e o ensino. Considera-se que a ______________________ propõe que a aprendizagem é mais eficaz quando novas informações são relacionadas a conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aluno. A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes e preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ainda, destaca-se a importância da organização do conhecimento prévio na construção de novos aprendizados.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2496701 Pedagogia
Novas relações e novos compromissos desafiam os profissionais da educação a outra prática, não só voltada à qualidade do trabalho pedagógico e suas rigorosas formas de realização, mas também a políticas públicas de administração no âmbito mais geral. Aos supervisores, afirma-se a importância e a dimensão do compromisso em contribuir com um mundo mais humano, através do trabalho pedagógico de qualidade, garantindo conteúdos emancipatórios trabalhados com toda a profundidade, em sua complexidade e sua contraditoriedade, mas sem se comprometer com a administração da educação e das políticas públicas que a orientam. Ao compreendermos o supervisor como articulador da reconstrução e da possível inovação do currículo escolar, de modo que dê conta dos desafios da aprendizagem dos alunos para a incorporação futura ao mundo do trabalho e para formação cidadã e participação efetiva na vida pública, enfatiza-se nas práticas supervisoras, o desenvolvimento do clima de camaradagem e de cooperação e valorização das experiências vividas em sala de aula pelos educadores e a coordenação da formação docente continuada. Nesse enfoque, compreende-se o supervisor educacional como um
Alternativas
Q2487554 Pedagogia
Na elaboração de propostas pedagógicas para sua turma de educação infantil, Gisele faz questão de inserir atividades que envolvem sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Fazendo assim, a professora está respeitando os princípios:
Alternativas
Q2487482 Pedagogia
Estabelecer uma boa relação entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento de qualquer estudante, não importa a idade ou o nível de formação. Considerando que o processo de aprendizagem é uma dinâmica que exige o engajamento de todas as partes envolvidas, para compartilhamento de experiências e informações, NÃO se trata de uma boa relação entre professor e aluno, quando o professor:
Alternativas
Q2484562 Pedagogia
O investimento e monitoramento das condições de trabalho bem como a valorização da carreira dos professores e profissionais de apoio contribuem na construção e no fortalecimento de práticas de qualidade na educação infantil. Para que tal princípio se concretize, um dos parâmetros destinados ao gestor da Secretaria Municipal de Educação é: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: B
5: A