Questões de Pedagogia - Gestão Democrática para Concurso
Foram encontradas 1.104 questões
Ano: 2024
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Prova:
Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ - Pedagogo III |
Q2496919
Pedagogia
Os Conselhos Escolares se constituem num espaço privilegiado para a conquista definitiva de uma Gestão Democrática Participativa do espaço público, da coisa pública, em nossa sociedade. São órgãos colegiados compostos por representantes das
comunidades escolar e local, que têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras; e ainda contribui para esse processo uma formação continuada dos integrantes da comunidade escolar e local, com
vistas a tomarem a escola democraticamente.
(Brasil, 2004.)
Sobre o exposto e, ainda, considerando o Conselho Escolar uma instância de discussão, acompanhamento e deliberação, assinale a afirmativa INCORRETA.
(Brasil, 2004.)
Sobre o exposto e, ainda, considerando o Conselho Escolar uma instância de discussão, acompanhamento e deliberação, assinale a afirmativa INCORRETA.
Ano: 2024
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Prova:
Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ - Pedagogo III |
Q2496915
Pedagogia
De acordo como professor José Carlos Libâneo (2000), as concepções de gestão escolar refletem posições políticas e concepções de homem e sociedade. Com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas
experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar, de forma esquemática, três das concepções de organização e gestão: a técnico-científica (ou funcionalista); a autogestionária; e, a democrático participativa. Trata-se de uma característica do modelo democrático participativo:
Ano: 2024
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Prova:
Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ - Orientador Pedagógico III |
Q2496880
Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) indicam que os sistemas de
ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, obedecendo aos princípios da
participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades
escolares e locais em conselhos escolares. Deve-se enfatizar, então, que a democracia na escola por si só não tem significado.
Ela só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade. Sobre a atuação do orientador
pedagógico junto à equipe gestora da escola no desenvolvimento de ações e estratégias para uma gestão democrática, NÃO
está em consonância com as legislações:
Ano: 2024
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Prova:
Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ - Assistente Social III |
Q2494975
Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 1996, estabelece os fundamentos que orientam o
sistema educacional brasileiro. Seus princípios e fins visam garantir o pleno desenvolvimento do educando, sua preparação
para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, promovendo a igualdade de acesso, a liberdade de ensino, o
pluralismo de ideias e a gestão democrática do ensino público, dentre outros aspectos fundamentais para uma educação
inclusiva e de qualidade. Qual dos seguintes princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB; 1996) enfatiza
a relação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais?
Ano: 2024
Banca:
IV - UFG
Órgão:
Prefeitura de Rio Branco - AC
Prova:
IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Professor Educação Especial - Mediador Zona Rural |
Q2492567
Pedagogia
Importante para a instituição escolar, a elaboração deve
envolver toda sua comunidade, interna e externa, deve
buscar consolidar os ideais de uma escola democrática,
inclusiva e abrangente. Esse instrumento é chamado de