Questões de Pedagogia - História da Educação Brasileira para Concurso

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Q2496702 Pedagogia
No começo do século XX, pode-se verificar a utilização de conhecimentos científicos na melhoria do ensino e na medida dos resultados de aprendizagem dos alunos. Neste contexto, a supervisão se propõe a transmitir, explicar, mostrar, impor, julgar e recompensar. A partir de 1925, percebe-se uma influência maior das ciências comportamentais na supervisão. Além disso, observa-se uma grande tendência de introduzir princípios democráticos nas organizações educacionais, aplicando-os ao papel de supervisor como líder democrático. Já em 1930, a supervisão assume um caráter de liderança, de esforço cooperativo para alcance dos objetivos, com a valorização dos processos de grupo na tomada de decisões. No Brasil, a supervisão surgiu pela primeira vez com
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Q2495884 Pedagogia
Na história da educação é comum observar-se as diversas fases da pedagogia, que foram cunhadas de pedagogia tradicional (da essência), pedagogia da existência (experiência) e pedagogia política (crítica). No atual contexto educacional necessita-se de uma pedagogia: 
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Q2494956 Pedagogia
A dualidade do ensino médio se estende para as perspectivas futuras dos alunos. A qualidade da educação recebida muitas vezes influencia o desempenho em exames nacionais, como o ENEM, e, consequentemente, as oportunidades de ingresso no ensino superior. Historicamente, nos anos 40, o ensino médio era um ponto crucial na discussão educacional. A difusão dos ideais do escolanovismo, que preconizava escolarização para todos, disseminada em um contexto de desenvolvimento industrial, apesar de ainda incipiente, permitiram aos reformadores a apropriação do discurso de acesso à Educação, que contribuiu para disseminar a valorização da escola e do ideário pedagógico. A industrialização contribuiu para disseminar o ideário pedagógico que se manifesta na atribuição da escola como condutora do desenvolvimento e superação das mazelas sociais. A defesa da escola para todos, sobretudo no ensino secundário, passa a ser perseguida como possibilidade para ascensão social pelas classes médias, enquanto as classes populares dificilmente chegavam ao seu acesso. Até então o ensino secundário era apenas um substrato que conduzia a inserção daqueles que o cursavam em direção ao ensino superior. Esta foi a trama forjada que culminou
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Q2494118 Pedagogia
“A vertente médico-pedagógica caracterizava-se pela preocupação eugênica e higienizadora da comunidade do Brasil e refletiu na Educação Especial estimulando a criação de escolas em hospitais, constituindo-se em uma das tendências mais segregadoras de atendimento aos deficientes. A criação de serviços de higiene e saúde pública, em alguns estados, deu início à inspeção médico-escolar e à preocupação com a identificação e educação dos anormais de inteligência” (Jannuzzi, 1992). A respeito da vertente médico-pedagógica presente no Brasil nas primeiras décadas do século XX, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Havia a crença de que saúde e educação seriam responsáveis pela regeneração do país, ideia que relacionava a deficiência mental com problemas de saúde.
( ) O critério para avaliar a deficiência passou a ser o grau de inteligência em relação aos alunos da mesma idade, medida pelas notas do desempenho escolar, e a observação da atenção e da memória.
( ) O exame médico reunia observações físicas, dados antropométricos e informações sobre os aspectos cognitivos fornecidos pelo professor, como atenção fraca, memória lenta, confiança excessiva, entre outros. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
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Q2493089 Pedagogia
Segundo Ferreira (2001), a palavra “inspeção” significa revista, fiscalização, carga semântica negativa que expressa a aversão dos professores à figura do inspetor. Diante dessa comprovação, constatamos a necessidade de investigar as matrizes da inspeção escolar e suas relações com a profissão docente e, na medida do possível, “desconstruir” as concepções equivocadas atribuídas atualmente a esse profissional. Para historiadores como Marc Bloch, o passado só virá à tona caso seja provocado pelo presente. Segundo o autor, “em primeiro lugar, a história não seria mais entendida como uma ‘ciência do passado’ [...]. Ao contrário, era no jogo entre a importância do presente para a compreensão do passado e vice-versa que a partida era, de fato, jogada”. (2001, p. 7.) Considerando a trajetória cronológica da inspeção escolar no país, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Remonta a 1756, no exercício de um papel legitimador da estrutura burocrática de poder do Estado, em manter a escola sob seu controle.
( ) Em 1799, com encerramento abrupto das atividades dos jesuítas no Brasil, provocou certa desorganização da atividade escolar. Inicia-se a fiscalização das aulas régias, serviço de inspeção realizado por um professor de confiança do vice-rei.
( ) No início do século XX, a inspeção técnica já era exercida pelos inspetores ambulantes, que tinham atribuição, como agentes do governo, encarregados da fiscalização das escolas e mais estabelecimentos de instrução do Estado, de conformidade com as exigências do serviço público.
( ) De 1930 a 1961, todos os estabelecimentos de ensino médio e superior ficaram sujeitos à inspeção federal, ocorrendo após essa época a descentralização para os Estados. A atribuição da inspeção abrange o funcionamento das escolas, excluindo os métodos de ensino, o comportamento dos professores e o aproveitamento dos alunos.
( ) As alterações das atribuições e da estrutura da função acompanham as reformas educacionais no país, estando a inspeção prevista como função nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, desde 1971, passando a formação a ser o principal requisito para investidura em cargos dos profissionais de apoio à docência, dentre eles, a inspeção escolar.

A sequência está correta em
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Respostas
1: A
2: D
3: D
4: A
5: A