Questões de Pedagogia - Teorias curriculares para Concurso

Foram encontradas 382 questões

Q2478973 Pedagogia
Em Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo (Belo Horizonte: Autêntica, 1999), Tomaz Tadeu da Silva afirma que uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Tendo em vista as relações entre currículo e cultura, de acordo com as pesquisas críticas contemporâneas que investigam a valorização das diferenças individuais e o combate à desigualdade nas escolas, 
Alternativas
Q2478972 Pedagogia
Em Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo (Belo Horizonte: Autêntica, 1999), Tomaz Tadeu da Silva afirma que uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Analise as assertivas sobre as três grandes categorias de teorias do currículo.

I. As teorias tradicionais enfatizam os conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
II. As teorias críticas enfatizam os conceitos de identidade, alteridade, diferença, subjetividade, saber poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo, significação e discurso.
III. Em sua obra, Bobbitt defende que a escola deve funcionar da mesma forma que uma empresa comercial ou industrial, de acordo com os princípios da administração científica.
IV. A teoria de currículo sistematizada por Tyler fundamenta-se nos conceitos de ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo e currículo oculto.

Considerando os estudos de currículo sobre as teorias críticas e não críticas, estão corretas as assertivas
Alternativas
Q2470991 Pedagogia
Compreender o currículo na atualidade é fundamental para entendermos os mecanismos da escola, sobretudo no que tange às disputas sobre o que e como ensinar. O currículo tradicional segue a abordagem
Alternativas
Q2469503 Pedagogia
As teorias de currículo incluem perspectivas como a tradicional, centrada no conteúdo; a crítica, que questiona as relações de poder; e, a pós-crítica, que busca novas alternativas para a teoria curricular, valorizando a diversidade e a experiência dos alunos. No contexto pós-crítico, o propósito da investigação no campo do currículo é buscar uma visão de revelação original para mundos não conhecidos, o estudo da experiência educacional subjetiva e a transgressão como instrumento pedagógico. Na perspectiva pós-crítica, encontra-se o pensamento multiculturalista em suas diferentes linhas. Em geral, os teóricos pós- -críticos sustentam-se na cultura como campo de estudos, nas práticas curriculares para compreenderem as relações e para possibilitar a construção de significados. A perspectiva crítica do multiculturalismo cultiva duas vertentes: uma concepção denominada pós-estruturalista e outra materialista. Na visão materialista
Alternativas
Q2466326 Pedagogia
Ao elaborar o plano de ensino o professor faz escolhas que têm relação intrínseca com o currículo e, por sua vez, as formas de lidar com o conhecimento assumidas ao longo do tempo criaram diferentes teorias curriculares. A seguir constam características dessas teorias. Assinale a alternativa que aponta uma característica da teoria pós-estruturalista.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: C