Questões de Pedagogia - Teorias curriculares para Concurso
Foram encontradas 382 questões
Ano: 2024
Banca:
UFMT
Órgão:
Prefeitura de Cáceres - MT
Prova:
UFMT - 2024 - Prefeitura de Cáceres - MT - Professor Licenciado em Pedagogia |
Q2478973
Pedagogia
Texto associado
Em Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo (Belo Horizonte: Autêntica, 1999),
Tomaz Tadeu da Silva afirma que
uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Os conceitos de uma teoria
dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria
organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as
diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Tendo em vista as relações entre currículo e cultura, de acordo com as pesquisas críticas contemporâneas
que investigam a valorização das diferenças individuais e o combate à desigualdade nas escolas,
Ano: 2024
Banca:
UFMT
Órgão:
Prefeitura de Cáceres - MT
Prova:
UFMT - 2024 - Prefeitura de Cáceres - MT - Professor Licenciado em Pedagogia |
Q2478972
Pedagogia
Texto associado
Em Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo (Belo Horizonte: Autêntica, 1999),
Tomaz Tadeu da Silva afirma que
uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Os conceitos de uma teoria
dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria
organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as
diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Analise as assertivas sobre as três grandes categorias de teorias do currículo.
I. As teorias tradicionais enfatizam os conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
II. As teorias críticas enfatizam os conceitos de identidade, alteridade, diferença, subjetividade, saber poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo, significação e discurso.
III. Em sua obra, Bobbitt defende que a escola deve funcionar da mesma forma que uma empresa comercial ou industrial, de acordo com os princípios da administração científica.
IV. A teoria de currículo sistematizada por Tyler fundamenta-se nos conceitos de ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo e currículo oculto.
Considerando os estudos de currículo sobre as teorias críticas e não críticas, estão corretas as assertivas
I. As teorias tradicionais enfatizam os conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
II. As teorias críticas enfatizam os conceitos de identidade, alteridade, diferença, subjetividade, saber poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo, significação e discurso.
III. Em sua obra, Bobbitt defende que a escola deve funcionar da mesma forma que uma empresa comercial ou industrial, de acordo com os princípios da administração científica.
IV. A teoria de currículo sistematizada por Tyler fundamenta-se nos conceitos de ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo e currículo oculto.
Considerando os estudos de currículo sobre as teorias críticas e não críticas, estão corretas as assertivas
Ano: 2024
Banca:
IV - UFG
Órgão:
Prefeitura de Rio Branco - AC
Prova:
CS-UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Professor Educação Especial - AEE Zona Urbana |
Q2470991
Pedagogia
Compreender o currículo na atualidade é fundamental para
entendermos os mecanismos da escola, sobretudo no que
tange às disputas sobre o que e como ensinar. O currículo
tradicional segue a abordagem
Ano: 2024
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Prefeitura de Pouso Alegre - MG
Prova:
Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Pouso Alegre - MG - Supervisor Pedagógico |
Q2469503
Pedagogia
As teorias de currículo incluem perspectivas como a tradicional, centrada no conteúdo; a crítica, que questiona as relações
de poder; e, a pós-crítica, que busca novas alternativas para a teoria curricular, valorizando a diversidade e a experiência dos
alunos. No contexto pós-crítico, o propósito da investigação no campo do currículo é buscar uma visão de revelação original
para mundos não conhecidos, o estudo da experiência educacional subjetiva e a transgressão como instrumento pedagógico.
Na perspectiva pós-crítica, encontra-se o pensamento multiculturalista em suas diferentes linhas. Em geral, os teóricos pós-
-críticos sustentam-se na cultura como campo de estudos, nas práticas curriculares para compreenderem as relações e para
possibilitar a construção de significados. A perspectiva crítica do multiculturalismo cultiva duas vertentes: uma concepção
denominada pós-estruturalista e outra materialista. Na visão materialista
Ano: 2024
Banca:
Ápice Consultoria
Órgão:
Prefeitura de São João do Tigre - PB
Prova:
Ápice Consultoria - 2024 - Prefeitura de São João do Tigre - PB - Professor A - 1 |
Q2466326
Pedagogia
Ao elaborar o plano de ensino o professor faz
escolhas que têm relação intrínseca com o currículo
e, por sua vez, as formas de lidar com o conhecimento
assumidas ao longo do tempo criaram diferentes
teorias curriculares. A seguir constam características
dessas teorias. Assinale a alternativa que aponta
uma característica da teoria pós-estruturalista.