Questões de Pedagogia - Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem para Concurso

Foram encontradas 1.885 questões

Q2484561 Pedagogia
Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios diferentes da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação, é preciso que exercitem o autogoverno. Assim, poderão usufruir de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções. Todo esse processo resulta:
Alternativas
Q2482781 Pedagogia
A Teoria do(a) _________________ diz que o ser humano resulta de uma série de combinações. Entre elas, estão a combinação da herança genética e das experiências adquiridas ao longo da vida.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Q2479757 Pedagogia
É correto identificar como contribuição de Piaget para as teorias da aprendizagem a: 
Alternativas
Q2479454 Pedagogia
A atividade lúdica, como instrumento da prática clínica e também numa abordagem preventiva nos diferentes locais de trabalho psicopedagógico, exige conhecimento sobre o seu uso para além do aspecto recreativo. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. Piaget estudou e classificou os jogos quanto à sua evolução da seguinte forma: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras. II. Os jogos põem em exercício funções cognitivas e afetivas, assim como desenvolvem conteúdos sociais e, por isso, têm acompanhado o desenvolvimento da humanidade por toda a sua evolução. III. O psicopedagogo precisa conhecer as operações cognitivas que estão subjacentes às condutas exigidas na realização dos diferentes jogos. IV. Os jogos têm indicação como estratégia de intervenção somente no consultório, junto às crianças de 5 a 11 anos.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2479453 Pedagogia
Vitor da Fonseca realizou diferentes estudos sobre as dificuldades de aprendizagem (DA). Para o psicopedagogo, torna-se importante conhecer os diferentes pensamentos dos pesquisadores da área, não somente para a melhor intervenção, mas também para um melhor assessoramento aos professores e/ou instituições. Em relação ao diagnóstico e ao tratamento das dificuldades de aprendizagem, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A criança ou jovem com DA sempre apresenta correspondência direta entre sua capacidade ou habilidade mental e seu desempenho, refletidas em resultados escolares insatisfatórios. ( ) O diagnóstico deveria, em sequência, fornecer informação suficiente acerca da condição da criança, a fim de permitir a discussão do caso e a decisão apropriada e adequada a um programa de intervenção. ( ) O desenvolvimento humano requer condições mínimas de estimulação em períodos sensíveis de maturação, pois algumas aquisições devem ser aprendidas antes de outras, e a criança com DA que não for devidamente estimulada ficará cada vez mais em dificuldade, à medida que o tempo passar. ( ) O diagnóstico deveria assegurar a obtenção e a captação de dados que ajudassem a determinar as áreas fortes e fracas, facilitando o processo de reprovação e aprovação do aluno.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: B