Questões de Pedagogia - Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem para Concurso
Foram encontradas 1.885 questões
Ano: 2024
Banca:
SELECON
Órgão:
Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Prova:
SELECON - 2024 - Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT - Técnico Administrativo Educacional - Área: Monitoria |
Q2484561
Pedagogia
Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas
ações e julgamentos conforme princípios diferentes da simples
obediência, e para que possam ter noção da importância da
reciprocidade e da cooperação, é preciso que exercitem o
autogoverno. Assim, poderão usufruir de gradativa independência
para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões,
participando do estabelecimento de regras e sanções. Todo esse
processo resulta:
Ano: 2024
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Arroio do Sal - RS
Prova:
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Arroio do Sal - RS - Orientador Educacional |
Q2482781
Pedagogia
A Teoria do(a) _________________ diz que o ser humano resulta de uma série de
combinações. Entre elas, estão a combinação da herança genética e das experiências adquiridas ao
longo da vida.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Ano: 2024
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Araricá - RS
Provas:
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Anos Iniciais
|
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Professor de Educação Infantil |
Q2479757
Pedagogia
É correto identificar como contribuição de Piaget para as teorias da aprendizagem a:
Ano: 2024
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Araricá - RS
Prova:
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Psicopedagogo |
Q2479454
Pedagogia
A atividade lúdica, como instrumento da prática clínica e também numa abordagem
preventiva nos diferentes locais de trabalho psicopedagógico, exige conhecimento sobre o seu uso
para além do aspecto recreativo. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. Piaget estudou e classificou os jogos quanto à sua evolução da seguinte forma: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras. II. Os jogos põem em exercício funções cognitivas e afetivas, assim como desenvolvem conteúdos sociais e, por isso, têm acompanhado o desenvolvimento da humanidade por toda a sua evolução. III. O psicopedagogo precisa conhecer as operações cognitivas que estão subjacentes às condutas exigidas na realização dos diferentes jogos. IV. Os jogos têm indicação como estratégia de intervenção somente no consultório, junto às crianças de 5 a 11 anos.
Quais estão corretas?
I. Piaget estudou e classificou os jogos quanto à sua evolução da seguinte forma: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras. II. Os jogos põem em exercício funções cognitivas e afetivas, assim como desenvolvem conteúdos sociais e, por isso, têm acompanhado o desenvolvimento da humanidade por toda a sua evolução. III. O psicopedagogo precisa conhecer as operações cognitivas que estão subjacentes às condutas exigidas na realização dos diferentes jogos. IV. Os jogos têm indicação como estratégia de intervenção somente no consultório, junto às crianças de 5 a 11 anos.
Quais estão corretas?
Ano: 2024
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Araricá - RS
Prova:
FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Araricá - RS - Psicopedagogo |
Q2479453
Pedagogia
Vitor da Fonseca realizou diferentes estudos sobre as dificuldades de aprendizagem
(DA). Para o psicopedagogo, torna-se importante conhecer os diferentes pensamentos dos
pesquisadores da área, não somente para a melhor intervenção, mas também para um melhor
assessoramento aos professores e/ou instituições. Em relação ao diagnóstico e ao tratamento das
dificuldades de aprendizagem, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se
falsas.
( ) A criança ou jovem com DA sempre apresenta correspondência direta entre sua capacidade ou habilidade mental e seu desempenho, refletidas em resultados escolares insatisfatórios. ( ) O diagnóstico deveria, em sequência, fornecer informação suficiente acerca da condição da criança, a fim de permitir a discussão do caso e a decisão apropriada e adequada a um programa de intervenção. ( ) O desenvolvimento humano requer condições mínimas de estimulação em períodos sensíveis de maturação, pois algumas aquisições devem ser aprendidas antes de outras, e a criança com DA que não for devidamente estimulada ficará cada vez mais em dificuldade, à medida que o tempo passar. ( ) O diagnóstico deveria assegurar a obtenção e a captação de dados que ajudassem a determinar as áreas fortes e fracas, facilitando o processo de reprovação e aprovação do aluno.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A criança ou jovem com DA sempre apresenta correspondência direta entre sua capacidade ou habilidade mental e seu desempenho, refletidas em resultados escolares insatisfatórios. ( ) O diagnóstico deveria, em sequência, fornecer informação suficiente acerca da condição da criança, a fim de permitir a discussão do caso e a decisão apropriada e adequada a um programa de intervenção. ( ) O desenvolvimento humano requer condições mínimas de estimulação em períodos sensíveis de maturação, pois algumas aquisições devem ser aprendidas antes de outras, e a criança com DA que não for devidamente estimulada ficará cada vez mais em dificuldade, à medida que o tempo passar. ( ) O diagnóstico deveria assegurar a obtenção e a captação de dados que ajudassem a determinar as áreas fortes e fracas, facilitando o processo de reprovação e aprovação do aluno.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: