Questões de Química - Cinética Química para Concurso

Foram encontradas 402 questões

Q2475847 Química
No estudo da cinética química, frequentemente mecanismos de reação propostos precisam ser verificados contra dados experimentais. Nessa abordagem, antes de determinar a lei de velocidade total, é conveniente descrever as reações elementares de cada etapa do mecanismo proposto. Suponha a seguinte reação elementar fictícia:
A + A -> C + D 
A molecularidade dessa reação é:
Alternativas
Q2474430 Química
Considere a Equação de Arrhenius escrita na forma abaixo:
k = A e – Ea/RT
Sobre a Equação, sejam feitas as seguintes proposições:

I. A constante de velocidade aumenta exponencialmente com o aumento da energia de ativação e diminuindo a temperatura.

II. A constante de velocidade diminui exponencialmente com o aumento da energia de ativação e a diminuição da temperatura.

III. A constante de velocidade aumenta exponencialmente com a diminuição da energia de ativação e diminuindo a temperatura.

IV. A constante de velocidade aumenta exponencialmente com a diminuição da energia de ativação e aumento da temperatura.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2474282 Química
A respeito da Cromatografia Gasosa (CG) e sua aplicação na análise de alimentos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2470927 Química
Os ensaios de atividade enzimática são, na sua maioria, realizados para identificar a presença ou a quantidade de uma enzima específica em um organismo, tecido ou qualquer outra amostra biológica. Por isso, vários reagentes e variadas metodologias estão amplamente disponíveis e permitem a investigação de interações específicas entre enzima e substrato. A atividade enzimática pode ser avaliada por vários métodos, como PCR convencional, análise do perfil eletroforético das amostras em gel de agarose, ensaios enzimáticos com sondas fluorogênicas e também a zimografia.

A zimografia, no entanto, é um método versátil e amplamente utilizado para avaliar o perfil de proteínas de um substrato. Com isso, a zimografia pode ser adaptada para investigar diferentes enzimas, substratos e sistemas biológicos, contribuindo para a compreensão de processos metabólicos, regulação enzimática e diagnóstico de doenças. Considerando os princípios, tipos, usos e aplicações da técnica de zimografia, assina a afirmativa incorreta
Alternativas
Q2470926 Química
As enzimas são moléculas de proteínas com grande massa molar. Essas moléculas, entretanto, atuam de maneira altamente específica e agem como catalisadoras biológicas de apenas uma única reação. Reações de cinética enzimática são comumente representadas por gráficos que apresentam informações importantes, como a velocidade da reação, o aumento da concentração do produto na reação e a taxa de saturação da enzima, entre outras. O uso de gráficos também nos permite avaliar o aumento e a diminuição da atividade enzimática por moléculas ativadoras e inibidoras que se ligam especificamente às enzimas. Assim, o gráfico abaixo mostra a cinética enzimática na presença de dois agentes inibidores (X, Y). Com relação a esse gráfico, avalie as afirmativas a seguir.


Imagem associada para resolução da questão




I. Na curva da reação cinética da enzima normal, os valores de V0 aumentam rapidamente com baixas concentrações de substrato e passam a se nivelar em um platô com altas concentrações desse mesmo substrato. Esse platô ocorre porque todas as moléculas da enzima disponíveis se encontram ligadas ao substrato e quaisquer moléculas adicionais do substrato terão que aguardar ser processadas até que outra molécula dessa enzima se torne disponível. Por isso, a velocidade da reação é limitada pela concentração da enzima e o seu valor máximo, ou Vmax, é o valor da velocidade inicial de reação no qual a enzima normal atinge o platô.


II. O inibidor X é um inibidor competitivo porque retarda o progresso da reação ao se ligar à enzima, que ocorre geralmente no sítio ativo, impedindo que o verdadeiro substrato se ligue. Portanto, o inibidor e o substrato competem pela enzima. A inibição competitiva age diminuindo o número de moléculas enzimáticas disponíveis para se ligar ao substrato.


III. O inibidor Y é um inibidor não competitivo, porque não impede que o substrato se ligue à enzima. O inibidor e o substrato não interferem na capacidade um do outro de se ligar à enzima. Contudo, quando o inibidor está ligado, a enzima não é capaz de catalisar a reação para gerar um produto. Portanto, a inibição não competitiva age reduzindo o número de moléculas funcionais da enzima que pode realizar a reação.


Assinale
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: C
5: A