Questões de Serviço Social - Pesquisa em Serviço Social para Concurso
Foram encontradas 144 questões
Ano: 2024
Banca:
FEPESE
Órgão:
Prefeitura de Brusque - SC
Prova:
FEPESE - 2024 - Prefeitura de Brusque - SC - Assistente Social |
Q2402671
Serviço Social
Considerando o desenvolvimento da Pesquisa em
Serviço Social, qual é uma das principais dificuldades
apontadas pela categoria profissional em relação à
submissão de projetos de pesquisa?
Ano: 2024
Banca:
UPENET/IAUPE
Órgão:
Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
Prova:
UPENET/IAUPE - 2024 - Prefeitura de Camocim de São Félix - PE - Assistente Social |
Q2385784
Serviço Social
Analise as afirmativas a seguir referentes às características da pesquisa quantitativa:
I. A pesquisa quantitativa pretende e permite a determinação de indicadores e tendências presentes na realidade, ou seja, dados representativos e objetivos, opondo-se à ciência aristotélica, com a desconfiança sistemática das evidências e experiência imediata.
II. O eixo central da pesquisa quantitativa é a materialização físico-numérica no momento da explicação, com uma desvalorização da subjetividade e da individualidade.
III. A abordagem quantitativa aceita que a melhor possibilidade explicativa científica é aquela que não se interessa pelo singular, o individual, o diferenciado, ou seja, o pessoal. Nesta abordagem, o interesse é no coletivo, naquilo que pode ser predominante como característica do grupo.
IV. Na pesquisa quantitativa, a capacidade de generalização é sua principal característica; o acontecido na amostra será assumido para a população, que não precisa ter sido estudada integralmente.
V. As investigações quantitativas são capazes de resolver ou responder a todos os problemas sociais e permitem, diante do atendimento ao rigor metodológico, o acesso e divulgação de valiosas informações sobre os sujeitos e/ou populacionais. Mas, mesmo cumprindo as exigências no controle investigativo, os resultados não se transferirão para outras situações sociais.
Está CORRETO o que se afirma em
I. A pesquisa quantitativa pretende e permite a determinação de indicadores e tendências presentes na realidade, ou seja, dados representativos e objetivos, opondo-se à ciência aristotélica, com a desconfiança sistemática das evidências e experiência imediata.
II. O eixo central da pesquisa quantitativa é a materialização físico-numérica no momento da explicação, com uma desvalorização da subjetividade e da individualidade.
III. A abordagem quantitativa aceita que a melhor possibilidade explicativa científica é aquela que não se interessa pelo singular, o individual, o diferenciado, ou seja, o pessoal. Nesta abordagem, o interesse é no coletivo, naquilo que pode ser predominante como característica do grupo.
IV. Na pesquisa quantitativa, a capacidade de generalização é sua principal característica; o acontecido na amostra será assumido para a população, que não precisa ter sido estudada integralmente.
V. As investigações quantitativas são capazes de resolver ou responder a todos os problemas sociais e permitem, diante do atendimento ao rigor metodológico, o acesso e divulgação de valiosas informações sobre os sujeitos e/ou populacionais. Mas, mesmo cumprindo as exigências no controle investigativo, os resultados não se transferirão para outras situações sociais.
Está CORRETO o que se afirma em
Ano: 2023
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
Prefeitura de Astolfo Dutra - MG
Prova:
Instituto Consulplan - 2023 - Prefeitura de Astolfo Dutra - MG - Assistente Social – CAPS |
Q2301563
Serviço Social
Os métodos que indicam os meios técnicos da investigação objetivam proporcionar ao investigador os meios mais eficazes
para garantir a objetividade e a precisão no estudo dos fatos sociais. Eles visam fornecer orientação necessária à realização
da pesquisa social, especialmente à obtenção, processamento e validação dos dados relativos à problemática estudada.
Sobre tais métodos, analise as definições a seguir.
I. Consiste, essencialmente, em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigador, para observar os resultados que a variável produz no objeto.
II. Parte do princípio de que o estudo de um caso em profundidade pode ser considerado representativo de muitos outros ou mesmo de todos os casos semelhantes. Estes casos podem ser indivíduos, instituições, grupos, comunidades etc.
III. Baseia-se em uma relação profunda entre pesquisador e pesquisado. O pesquisador que adota tal método deve se precaver de muitos cuidados ao propor generalizações, pois ele se apoia em casos individuais e envolve experiências subjetivas.
As definições apresentadas se referem respectivamente aos métodos
I. Consiste, essencialmente, em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigador, para observar os resultados que a variável produz no objeto.
II. Parte do princípio de que o estudo de um caso em profundidade pode ser considerado representativo de muitos outros ou mesmo de todos os casos semelhantes. Estes casos podem ser indivíduos, instituições, grupos, comunidades etc.
III. Baseia-se em uma relação profunda entre pesquisador e pesquisado. O pesquisador que adota tal método deve se precaver de muitos cuidados ao propor generalizações, pois ele se apoia em casos individuais e envolve experiências subjetivas.
As definições apresentadas se referem respectivamente aos métodos
Q2299338
Serviço Social
Para Gil (2010), toda pesquisa tem seus objetivos, que
costumam, naturalmente, ser diferentes dos objetivos
de qualquer outra. Entretanto, em relação aos
objetivos mais gerais, as pesquisas podem ser
classificadas em três tipos. Assim sendo, assinale a
alternativa que contém CORRETAMENTE, os três
tipos de pesquisa, segundo seus objetivos mais gerais.
Q2299326
Serviço Social
Com relação à pesquisa, a postura interdisciplinar se
impõe em decorrência da própria condição de
complexidade de todos os objetos de nossa
experiência. A construção do conhecimento, objetivo
intrínseco da investigação científica, pressupõe levar
em conta a inserção de cada objeto numa totalidade,
ou seja:
I- Ele é sempre parte de um todo e não pode ser adequadamente compreendido se isolado dessa rede de relações.
II- Para se apreender o objeto, o olhar objetivo do pesquisador precisa ser absolutamente fragmentado e especializado, precisa ser interdisciplinar.
III- Vincular o objeto ao processo de conhecimento, tanto em sua perspectiva de processo como de produto.
Analisados os itens, assinale a alternativa CORRETA:
I- Ele é sempre parte de um todo e não pode ser adequadamente compreendido se isolado dessa rede de relações.
II- Para se apreender o objeto, o olhar objetivo do pesquisador precisa ser absolutamente fragmentado e especializado, precisa ser interdisciplinar.
III- Vincular o objeto ao processo de conhecimento, tanto em sua perspectiva de processo como de produto.
Analisados os itens, assinale a alternativa CORRETA: