Questões de Serviço Social - Políticas Sociais para Concurso

Foram encontradas 2.619 questões

Q2498816 Serviço Social
O III CBAS – Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais é um marco simbólico na recusa do conservadorismo no Serviço Social brasileiro, em favor de sua renovação, resultante de uma construção das forças acadêmico-profissionais acumuladas pelo Serviço Social latino-americano para “virada” do Serviço Social brasileiro. Essas forças remontam ao movimento de reconceituação do Serviço Social (IAMAMOTO, 2019). Sobre o movimento de reconceituação do Serviço Social e o contexto histórico sócio profissional no Serviço Social latino-americano para viabilização do III CBAS – Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – Congresso da “virada”, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2498197 Serviço Social
O texto constitucional de 1988 é um marco na democratização e no reconhecimento dos direitos sociais. Articulada com tais princípios, a Constituição alargou o projeto de democracia, compatibilizando princípios da democracia representativa e da democracia participativa, e reconhecendo a participação social como um dos elementos-chave na organização das políticas públicas. Acerca dos sentidos que passa a tomar a participação no que se refere aos direitos sociais, à proteção social e à democratização, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2498192 Serviço Social
A seguridade social brasileira, instituída com a Constituição de 1988, incorporou princípios dos modelos bismarckiano e beveridgiano, ao restringir a previdência aos contribuintes, universalizar a saúde e limitar a assistência social a quem dela necessitar. A respeito da seguridade social brasileira, leia os itens abaixo e assinale o que estiver correto. 
Alternativas
Q2498191 Serviço Social
A política social é matéria fundamental na formação profissional dos assistentes sociais (BEHRING, 2009). Acerca da relação da política social como matéria do serviço social, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2496579 Serviço Social
Nos anos 1950, o serviço social no Brasil começou a se profissionalizar. Esta fase foi marcada pela influência das teorias europeias e americanas, que enfatizavam a assistência individualizada. Contudo, as realidades sociais do país impulsionaram uma mudança gradual para abordagens mais críticas e coletivas nas décadas seguintes. Nesse contexto, como essa transição de abordagens afetou a prática profissional dos assistentes sociais na contemporaneidade?
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: C
5: B