Questões de Governança de TI - CMMI (Capability Maturity Model Integration) para Concurso

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Q2495493 Governança de TI
No contexto de desenvolvimento e manutenção de software, o CMMI (Capability Maturity Model Integration) e o MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) são reconhecidos por promoverem a melhoria da qualidade e da maturidade dos processos organizacionais na área de TI. Ambos os modelos apresentam níveis de maturidade que refletem a capacidade e a eficácia dos processos de uma organização, porém o MPS.BR é mais detalhado que o CMMI ao definir os seus níveis.
Levando-se em conta as especificidades e a relação entre os níveis dos dois modelos, o nível 5 do CMMI, quanto ao seu foco principal, é alinhado ao(s) 
Alternativas
Q2489564 Governança de TI
Para alcançar um bom desempenho para o prestador de serviços e satisfazer os clientes, é necessário desenvolver e aprimorar as práticas envolvidas com os serviços (SEI, 2010). Nesse contexto, os modelos de maturidade e os modelos de gestão de serviços de TI foram desenvolvidos para orientar as organizações na definição e melhoria de serviços processos gerenciais. Por exemplo, algumas consolidadas abordagens de modelos de maturidade e modelos de gestão de serviços de TI.
Alternativas
Q2469930 Governança de TI
O modelo MPS.BR baseia-se no CMMI e estabelece níveis de maturidade para a evolução de processos de software, de serviços e de gestão de pessoas. Além dos processos do nível de maturidade G (Parcialmente Gerenciado), quais processos compõem o nível de maturidade F (Gerenciado)?
Alternativas
Q2457565 Governança de TI
Em relação ao Modelo de Maturidade de Capacidade Integrado (CMMI), versão 2.0, sobre as características e partes estruturais do modelo analise as afirmativas a seguir.

I. O CMMI é uma abordagem de melhoria de processo que fornece organizações com os elementos essenciais para um processo eficaz. Ele pode ser usado para guiar a melhoria de processo em um projeto, uma divisão ou uma organização inteira.

II. Existem cinco níveis de maturidade no CMMI, do nível 1, caracterizado por processos imprevisíveis e pouco controlados, até o nível 5, onde os processos são otimizados continuamente.

III. Um exemplo de problema em grandes empresas, que pode ser mitigado com a aplicação do CMMI, é o atraso significativo no lançamento de um software devido à falta de processos padronizados e à má gestão de riscos.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2421440 Governança de TI

O CMM/CMMI e as normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 12207:2017 dizem respeito a modelos de melhoria de qualidade de processo e de produto. Com base nas normas ISO/IEC 9126, ISO/IEC 12207:2017 e de acordo com o CMMI-DEV (v1.3), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: B
5: E