Questões de Concurso Público Prefeitura de Juru - PB 2024 para Professor de Educação Infantil
Foram encontradas 3 questões
Ano: 2024
Banca:
EDUCA
Órgão:
Prefeitura de Juru - PB
Prova:
EDUCA - 2024 - Prefeitura de Juru - PB - Professor de Educação Infantil |
Q2452204
Pedagogia
Sobre o desenvolvimento e aprendizagem infantil,
analise os itens a seguir:
I. Os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil ocorrem continuamente nas relações que a criança estabelece desde seu nascimento, iniciando com seus pais e, depois, com cuidadores e professores, profissionais de saúde, outras crianças e indivíduos da comunidade na qual está crescendo.
II. As crianças experienciam e aprendem no mundo através dos relacionamentos socioafetivos, e estes, por sua vez, influenciam todos os aspectos do desenvolvimento infantil. Além disso, ela também se beneficia de suas próprias ações em relação às pessoas com que convive e aos objetos que utiliza em seu cotidiano e nas brincadeiras.
III. O estímulo ao desenvolvimento neurológico é necessário, cabendo ao cuidador oferecer atenção, reagir às iniciativas de interação infantil, servindo de referência para a criança.
IV. Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.
V. Relações com empobrecimento afetivo e negligência funcionam como fatores de risco para distúrbios psicossociais no futuro.
Estão CORRETAS:
I. Os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil ocorrem continuamente nas relações que a criança estabelece desde seu nascimento, iniciando com seus pais e, depois, com cuidadores e professores, profissionais de saúde, outras crianças e indivíduos da comunidade na qual está crescendo.
II. As crianças experienciam e aprendem no mundo através dos relacionamentos socioafetivos, e estes, por sua vez, influenciam todos os aspectos do desenvolvimento infantil. Além disso, ela também se beneficia de suas próprias ações em relação às pessoas com que convive e aos objetos que utiliza em seu cotidiano e nas brincadeiras.
III. O estímulo ao desenvolvimento neurológico é necessário, cabendo ao cuidador oferecer atenção, reagir às iniciativas de interação infantil, servindo de referência para a criança.
IV. Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.
V. Relações com empobrecimento afetivo e negligência funcionam como fatores de risco para distúrbios psicossociais no futuro.
Estão CORRETAS:
Ano: 2024
Banca:
EDUCA
Órgão:
Prefeitura de Juru - PB
Prova:
EDUCA - 2024 - Prefeitura de Juru - PB - Professor de Educação Infantil |
Q2452205
Pedagogia
A capacidade de organizar e estruturar a experiência
vivida vem da própria atividade das estruturas mentais
que funcionam seriando, ordenando, classificando,
estabelecendo relações. Há um isomorfismo entre a
forma pela qual a criança organiza a sua experiência e
a lógica de classes e relações. Os diferentes níveis de
expressão dessa lógica são o resultado do
funcionamento das estruturas mentais em diferentes
momentos de sua construção. Tal funcionamento,
explicitado na atividade das estruturas dinâmicas,
produz, no nível estrutural, o que Piaget denomina os
“estádios” de desenvolvimento cognitivo. Os estádios expressam as etapas pelas quais se dá a construção do
mundo pela criança.
Com estes critérios Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança:
I. Estádio da inteligência sensório-motora (até, aproximadamente, os 2 anos).
II. Estádio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos).
III. Estádio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11- 12 anos).
IV. Estádio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos).
Estão CORRETAS:
Com estes critérios Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança:
I. Estádio da inteligência sensório-motora (até, aproximadamente, os 2 anos).
II. Estádio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos).
III. Estádio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11- 12 anos).
IV. Estádio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos).
Estão CORRETAS:
Ano: 2024
Banca:
EDUCA
Órgão:
Prefeitura de Juru - PB
Prova:
EDUCA - 2024 - Prefeitura de Juru - PB - Professor de Educação Infantil |
Q2452206
Pedagogia
Leia os itens abaixo e estabeleça a relação do tema e o
respectivo conceito.
TEMA
1. Língua
2. Aprendizagem
3. Primeira Infância
4. Aprendizado
5. Desenvolvimento
6. Linguagem
CONCEITO
( ) É o processo de construção, aquisição e apropriação de conhecimento. Prática do exercício de aprender.
( ) É o conteúdo a ser aprendido.
( ) O período que vai desde o nascimento até os 6 anos de idade.
( ) É a construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas.
( )É o mecanismo que utilizamos para transmitir nossos conceitos, ideias e sentimentos. Representado por qualquer conjunto de signos ou sinais.
( ) É um código verbal característico, ou seja, um conjunto de palavras e combinações específicas compartilhado por um determinado grupo.
Assinale a sequência CORRETA:
TEMA
1. Língua
2. Aprendizagem
3. Primeira Infância
4. Aprendizado
5. Desenvolvimento
6. Linguagem
CONCEITO
( ) É o processo de construção, aquisição e apropriação de conhecimento. Prática do exercício de aprender.
( ) É o conteúdo a ser aprendido.
( ) O período que vai desde o nascimento até os 6 anos de idade.
( ) É a construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas.
( )É o mecanismo que utilizamos para transmitir nossos conceitos, ideias e sentimentos. Representado por qualquer conjunto de signos ou sinais.
( ) É um código verbal característico, ou seja, um conjunto de palavras e combinações específicas compartilhado por um determinado grupo.
Assinale a sequência CORRETA: