Questões de Concurso Para fundatec

Foram encontradas 56.462 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2496380 Português
Sobre Estrutura e Formação de Palavras, à luz do que ensina Bechara, analise as assertivas a seguir:

I. Prefixos e sufixos recebem o nome de afixos; são prefixos os afixos que se pospõem ao radical, e sufixos os que se lhes antepõem.
II. Tema é o radical acrescido da vogal temática e que constitui a parte da palavra pronta para funcionar no discurso e para receber a desinência ou sufixo.
III. As desinências nos nomes e em certos pronomes marcam as flexões de gênero e número; nos verbos: número, pessoa, tempo e modo.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2496379 Português
Sobre concordância nominal do particípio passivo, conforme ensina Cegalla, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas:

( ) Na voz passiva, o particípio concorda em gênero e número com o sujeito, como os adjetivos.
( ) Quando o núcleo do sujeito é um coletivo numérico, pode-se, em geral, efetuar a concordância com o substantivo que o acompanha.
( ) Referindo-se a dois ou mais substantivos de gêneros diferentes, o particípio concordará no masculino plural.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2496378 Português
De acordo com Bechara, verbos abundantes são aqueles que apresentam duas ou três formas de igual valor e função. Dentre os principais verbos que gozam desse privilégio, no português moderno, estão:

I. Comprazer e descomprazer.
II. Entupir e desentupir.
III. Querer e requerer.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q2496377 Português
Em relação à ortografia, conforme descreve Bechara, analise as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ortografia é o sistema de representação convencional de uma língua na sua vertente falada. A este sistema de representação de cada palavra só se leva em conta critérios fonéticos.
( ) O alfabeto português consta fundamentalmente de 26 letras.
( ) A letra H não é propriamente consoante, mas um símbolo que, em razão da etimologia e da tradição escrita de nosso idioma, se conserva no princípio de várias palavras e no fim de algumas interjeições. No interior do vocábulo, só se emprega em dois casos: quando faz parte do “ch”, do “lh” e do “nh”, que representam fonemas palatais, e nos compostos em que o segundo elemento com “h” inicial etimológico, se une ao primeiro por meio de hífen.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2496376 Português
Quanto a elementos de coesão e coerência textuais, Ingedore Koch cita que conectores, ao introduzirem um enunciado, determinam-lhe a orientação argumentativa, e, por esta razão, são também chamados “operadores argumentativos” e as relações que estabelecem são pragmáticas ou argumentativas. Entre as principais dessas relações, analise as assertivas a seguir:

I. Conjunção: efetuada por meio de operadores como “e”, “também”, “dentre outros”, quando ligam enunciados que constituem argumentos para uma mesma conclusão.
II. Contrajunção: trata-se aqui da disjunção de enunciados que possuem orientações diferentes e resultam de dois atos de fala distintos.
III. Comprovação: em que, através de um novo ato de fala, acrescenta-se uma possível comprovação da asserção apresentada no primeiro.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: D
5: C