Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de bauru - sp
Foram encontradas 149 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Ano: 2023
Banca:
Prefeitura de Bauru - SP
Órgão:
Prefeitura de Bauru - SP
Prova:
Prefeitura de Bauru - SP - 2023 - Prefeitura de Bauru - SP - Professor Substituto |
Q2338269
Matemática
Seja M = Sabendo que det(M) = 0, o valor de x é:
Ano: 2023
Banca:
Prefeitura de Bauru - SP
Órgão:
Prefeitura de Bauru - SP
Prova:
Prefeitura de Bauru - SP - 2023 - Prefeitura de Bauru - SP - Professor Substituto |
Q2338261
Pedagogia
O Conselho Escolar é um colegiado, instância máxima na unidade escolar, formado
por representantes da comunidade escolar e comunidade local, que tem por objetivo: a
democratização da escola pública municipal; a valorização da discussão coletiva; o
respeito ao pluralismo de ideias; a gestão escolar na forma de colegiado; o compromisso
com uma educação transformadora; a melhoria da qualidade do processo de ensino e
aprendizagem; a transparência das ações e resultados da unidade escolar. Leia as
afirmativas a seguir:
I. O Conselho Escolar terá natureza de controle social, com função deliberativa, mobilizadora, avaliativa, fiscalizadora e consultiva, nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira da unidade escolar.
II. As deliberações do Conselho Escolar devem ser tornadas públicas, garantindo um fluxo de comunicação permanente, de modo que as informações sejam divulgadas a todos e em tempo hábil.
III. A atuação no Conselho Escolar é considerada serviço público relevante e deverá ser levada em conta na avaliação funcional do servidor para fins de pontuação.
IV. A função de conselheiro escolar poderá ser remunerada, desde que o próprio Conselho Escolar assim determine.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. O Conselho Escolar terá natureza de controle social, com função deliberativa, mobilizadora, avaliativa, fiscalizadora e consultiva, nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira da unidade escolar.
II. As deliberações do Conselho Escolar devem ser tornadas públicas, garantindo um fluxo de comunicação permanente, de modo que as informações sejam divulgadas a todos e em tempo hábil.
III. A atuação no Conselho Escolar é considerada serviço público relevante e deverá ser levada em conta na avaliação funcional do servidor para fins de pontuação.
IV. A função de conselheiro escolar poderá ser remunerada, desde que o próprio Conselho Escolar assim determine.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Ano: 2023
Banca:
Prefeitura de Bauru - SP
Órgão:
Prefeitura de Bauru - SP
Prova:
Prefeitura de Bauru - SP - 2023 - Prefeitura de Bauru - SP - Professor Substituto |
Q2338259
Pedagogia
A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco
campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo
curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das
crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do
patrimônio cultural. Considerando esses saberes e conhecimentos, as denominações
CORRETAS dos campos de experiências em que se organiza a BNCC são:
Ano: 2023
Banca:
Prefeitura de Bauru - SP
Órgão:
Prefeitura de Bauru - SP
Prova:
Prefeitura de Bauru - SP - 2023 - Prefeitura de Bauru - SP - Professor Substituto |
Q2338257
Pedagogia
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil -
Parecer CNE/CEB nº 20, de 11 de novembro de 2009 - a proposta pedagógica das
instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo principal promover o
desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade garantindo a cada
uma delas o acesso a processos de construção de conhecimentos e a aprendizagem de
diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito,
à dignidade, à brincadeira, à convivência e interação com outras crianças. Daí decorrem
algumas condições para a organização curricular.
I. As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo que o cuidado não pode estar associado ao processo educativo.
II. O combate ao racismo e às discriminações de gênero, socioeconômicas, étnicoraciais e religiosas deve ser objeto de constante reflexão e intervenção no cotidiano da Educação Infantil.
III. As instituições necessariamente precisam conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade.
IV. A execução da proposta curricular requer atenção cuidadosa e exigente às possíveis formas de violação da dignidade da criança.
V. O atendimento ao direito da criança na sua integralidade requer o cumprimento do dever do Estado com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.
Estão CORRETAS as condições existentes nas afirmativas:
I. As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo que o cuidado não pode estar associado ao processo educativo.
II. O combate ao racismo e às discriminações de gênero, socioeconômicas, étnicoraciais e religiosas deve ser objeto de constante reflexão e intervenção no cotidiano da Educação Infantil.
III. As instituições necessariamente precisam conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade.
IV. A execução da proposta curricular requer atenção cuidadosa e exigente às possíveis formas de violação da dignidade da criança.
V. O atendimento ao direito da criança na sua integralidade requer o cumprimento do dever do Estado com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.
Estão CORRETAS as condições existentes nas afirmativas:
Ano: 2023
Banca:
Prefeitura de Bauru - SP
Órgão:
Prefeitura de Bauru - SP
Prova:
Prefeitura de Bauru - SP - 2023 - Prefeitura de Bauru - SP - Professor Substituto |
Q2338254
Pedagogia
João é aluno da educação infantil em uma escola Municipal. Seus pais são
separados e João vive com a mãe. O pai de João solicitou, por escrito, na escola
informações sobre a frequência de seu filho e sobre a execução da proposta pedagógica
da escola. Assinale a alternativa com a decisão CORRETA da Diretora dirigida ao pai
de João, com fundamentação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: