Questões Militares de Filosofia - Filosofia e a Grécia Antiga
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Q1333070
Filosofia
Em determinado momento do diálogo de Hípias Menor, de Platão, Sócrates declara que encontrou dificuldade para
responder à pergunta “qual o critério para reconheceres o que é belo e o que é feio?”. De acordo com Platão, a
dificuldade está em que:
Q949356
Filosofia
Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu
cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio?
Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por
fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor.
(PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)
O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:
O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:
Q856418
Filosofia
Embora não seja algo preciso e rigoroso, há uma tradição
que concebe duas correntes filosóficas opostas a percorrerem
os séculos, consagradas simbolicamente pelas duas
figuras centrais, Platão e Aristóteles, presentes no célebre
quadro de Rafael, A escola de Atenas. São elas:
Q682075
Filosofia
Sócrates não deixou escrito, seu pensamento é conhecido
pelos diálogos de Platão, especialmente nas obras O banquete e
Apologia de Sócrates, em que Sócrates é personagem central, e
também pelos escritos de Xenófanes e Aristóteles. Com base
nos conhecimentos sobre a teoria Socrática, assinale a
alternativa correta:
Q393251
Filosofia
“Enquanto não forem, ou os filósofos reis nas cidades, ou os que agora se chamam rei e soberanos filósofos genuínos e capazes, e se dê esta união do poder político com a filosofia, enquanto as numerosas naturezas que atualmente seguem um destes caminhos com exclusão do outro não forem impedidas forçosamente de o fazer, não haverá tréguas dos males, meu caro Gláucon, para as cidades, nem sequer, julgo eu, para o gênero humano, nem antes disso será jamais possível e verá a luz do sol a cidade que há pouco descrevemos. Mas isto é o que eu há muito hesitava em dizer, por ver como seriam paradoxais essas afirmações. Efetivamente, é penoso ver que não há outra felicidade possível, particular ou pública”.
(Platão. A República, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993)
Platão foi discípulo de Sócrates e adotou do mestre, no exercício do pensamento filosófico, o método de perguntas e respostas. Em A República, Sócrates dialoga com Gláucon sobre a necessidade de um novo equilíbrio político na polis grega. Segundo o argumento platônico,
(Platão. A República, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993)
Platão foi discípulo de Sócrates e adotou do mestre, no exercício do pensamento filosófico, o método de perguntas e respostas. Em A República, Sócrates dialoga com Gláucon sobre a necessidade de um novo equilíbrio político na polis grega. Segundo o argumento platônico,