Questões Militares de Odontologia - Farmacologia na Odontologia

Foram encontradas 283 questões

Q2475318 Odontologia
A migrânea tem forte componente genético e hereditário e não tem cura, mas sim controle. O tratamento farmacológico é extensamente indicado, desde que prescrito por um especialista, e pode ser de dois tipos: preventivo ou profilático e abortivo. As drogas preventivas quando prescritas irão prevenir ou reduzir a frequência das crises. Dentre as drogas cuja ação seja PREVENTIVA, marque a alternativa que NÃO CORRESPONDE a uma delas:
Alternativas
Q2475316 Odontologia
A utilização de fármacos no controle da dor e disfunção deve ser realizada de maneira consciente e responsável. Com relação à terapia farmacológica, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2475297 Odontologia
Muitas são as modalidades terapêuticas que podem ser utilizadas para o controle das Síndromes de Sensibilidade Central (SC) e o uso de fármacos é um deles. Dentre os principais medicamentos utilizados no tratamento de condições relacionadas à SC, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2475262 Odontologia
O uso de soluções anestésicas locais, na Odontologia, tem como finalidade bloquear a passagem dos impulsos nervosos que provocam a dor. Considerando as assertivas abaixo, marque “V” para a(s) VERDADEIRA(S) e “F” para a(s) FALSA(S) e, em seguida, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
( ) Os anestésicos locais são fármacos que suprimem a condução do estímulo nervoso de forma irreversível, promovendo a sensibilidade de uma determinada região.
( ) Todos os anestésicos locais atravessam facilmente a barreira hematocefálica, de forma que a toxicidade sistêmica dos anestésicos locais, após sua absorção para a corrente sanguínea, ocorre primariamente pela depressão do Sistema Nervoso Central, mais sensível à ação desses fármacos.
( ) A associação de vasoconstritores aos sais anestésicos produz uma interação farmacológica desejável, pois essa ação vasoconstritora faz com que o sal anestésico fique por mais tempo em contato com as fibras nervosas, prolongando a duração da anestesia e reduzindo o risco de toxicidade sistêmica.
( ) Reações alérgicas graves associadas à anestesia local em odontologia são raramente observadas, principalmente após a introdução dos anestésicos do grupo éster e a diminuição do uso dos anestésicos do grupo amida. 
Alternativas
Q2475095 Odontologia
Quando ingerido em conjunto com álcool, pode gerar acúmulo de acetaldeído gerando reação adversa caracterizada por palpitações, queda de pressão, dor no peito, dificuldade respiratória, náuseas, vômitos e transpiração excessiva. 
De acordo com Andrade (2014), o nome dessa reação adversa e o medicamento ao qual é mais comumente relacionada é, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: C