Questões Militares de Odontologia - Lesões Não-Cariosas

Foram encontradas 45 questões

Q2477873 Odontologia
As lesões de desgaste dentário, também conhecidas como “lesões não cariosas”, costumam ser uma combinação entre os fenômenos de atrição, abrasão e erosões dentárias, que ocorrem simultaneamente na cavidade oral. Quando o desgaste dentário é químico e há clara indicação de que o fator causador é o contato frequente com substâncias ácidas, ele é denominado erosão dentária. Sobre esta condição, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2475290 Odontologia
Atualmente é aceito que lesões cervicais não cariosas têm uma etiologia multifatorial envolvendo tensão, fricção e biocorrosão. Sobre as lesões causadas por biocorrosão é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2475256 Odontologia
As lesões cervicais não cariosas são caracterizadas pelo desgaste da estrutura dentária na região cervical do dente. Considerando estas lesões, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2196384 Odontologia
A lesão cervical não-cariosa é uma lesão caracterizada pela perda de estrutura dentária na região cervical do dente. Este desgaste pode ter início pela erosão, abrasão ou abfração.
Associe as colunas relacionando as causas do desgaste com suas respectivas descrições.

Causa do desgaste 
(1) Abrasão (2) Abfração
(3) Erosão
Descrição
( ) perda de estrutura dentária pelo desgaste mecânico, que ocorre pela constante fricção de um corpo estranho. ( ) perda patológica, crônica, localizada e indolor de estrutura dentária, pela dissolução por ácidos não bacterianos. ( ) perda de estrutura dental devido às microfraturas do esmalte, provenientes de forças oclusais mal dirigidas ou exageradas. 
A sequência correta dessa classificação é: 
Alternativas
Q2195651 Odontologia
Analise as assertivas abaixo relacionadas às fissuras labiais e palatais.

I. Defeito congênito que surge durante o quarto estágio de desenvolvimento e o local exato onde elas surgem é determinado pelos locais onde houve falha na fusão dos vários processos faciais.
II. As fissuras labiais ocorrem devido à uma falha de fusão entre os processos nasal mediano e nasal lateral e a proeminência mandibular, que normalmente aparece nos seres humanos durante a sexta semana de desenvolvimento.
III. Cerca de 60% dos indivíduos com fissura labial também têm fissura palatal.
IV. O cigarro usado pela mãe é um fator etiológico no desenvolvimento da fenda labial e palatina, e mesmo o fumo passivo aumenta o risco de fenda palatina.
V. Um importante passo inicial no desenvolvimento do palato primário é um movimento para frente do processo nasal lateral, o que o coloca em posição para que o contato com o processo nasal mediano seja possível. A hipóxia associada ao tabagismo provavelmente interfere neste movimento.

Estão corretas apenas as assertivas 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: C