Questões Militares de Odontologia - Periodontia

Foram encontradas 843 questões

Q2480829 Odontologia
A relação saudável entre as restaurações dentárias e o periodonto é de suma importância para a longevidade clínica com harmonia estética das reabilitações (MEZZOMO, E. & Cols, 2006). 
Considerando a importância da interrelação entre a prótese e a periodontia, avalie as assertivas abaixo e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e, em seguida, marque a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( ) O sulco gengival clínico difere do sulco gengival histológico. O primeiro não é um parâmetro adequado para estabelecer o limite da profundidade da borda da restauração dentro do sulco, uma vez que sua profundidade é dependente da força de sondagem, calibre da sonda e grau de inflamação gengival.
( ) A distância biológica compreende os espaços biológicos do sulco, do epitélio juncional e da inserção conjuntiva, sendo que o espaço do epitélio juncional é a medida mais variável com média de 0,97 mm.
( ) O aumento de coroa clínica ou o tracionamento ortodôntico são procedimentos indicados para o restabelecimento do espaço biológico e, quando associados à viabilidade de manter ou não o dente envolvido, com a invasão daquele espaço, apenas a avaliação do remanescente radicular deve ser levada em consideração.
( ) A presença de uma faixa adequada de mucosa ceratinizada é responsável pela impermeabilização da área marginal gengival e apresenta-se com uma parte inserida à superfície radicular e à estrutura óssea. Requer uma faixa maior que 2mm os casos que envolvem procedimentos restauradores.
( ) Do ponto de vista periodontal, o término cervical deveria localizar-se ao nível gengival, pois o tecido gengival estaria em permanente contato com o próprio dente, sem a alteração de contorno que ocorre com uma prótese com forma e contorno corretos, preservando assim sua saúde.
Alternativas
Q2475274 Odontologia
Um dos aspectos mais importantes na compreensão da relação periodontal-restauradora é a localização da margem da restauração em relação ao tecido gengival adjacente, sendo fundamental a manutenção do espaço biológico para a preservação de tecidos gengivais saudáveis. Considerando as assertivas abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

I. O posicionamento da margem da restauração em nível supragengival não é desejável devido à maior retenção de placa bacteriana, resultando em maior inflamação gengival.
II. Quando a margem da restauração é posicionada em nível equigengival, ela incide sobre o aparelho de inserção gengival e cria uma violação do espaço biológico.
III. As violações do espaço biológico podem ser corrigidas pela remoção cirúrgica do osso, afastando-o da margem da restauração, ou pela extrusão ortodôntica do dente.
IV. Uma margem de restauração que se estende para dentro da zona de inserção, com consequente violação do espaço biológico, pode resultar em perda óssea e retração do tecido gengival, ou em inflamação gengival persistente.
Alternativas
Q2475272 Odontologia
Trauma de oclusão é o termo usado para descrever as alterações patológicas ou adaptativas que ocorrem no periodonto em consequência de forças indevidas produzidas pelos músculos da mastigação. Considerando as assertivas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2475271 Odontologia
Doença peri-implante é um termo geral usado para descrever os processos inflamatórios nos tecidos que circundam o(s) implante(s). Considerando as assertivas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2475270 Odontologia
A categorização das doenças que afetam a gengiva necessita da avaliação do paciente, sinais e sintomas, história dentária e clínica, e exame clínico, que inclui extensão, distribuição, duração e descrição física das lesões. Analise as assertivas abaixo:
I. Os achados clínicos de gengivite induzida pela placa em um periodonto reduzido são semelhantes aos achados na gengivite induzida por placa, exceto por perda óssea e de inserção preexistente.
II. Nas crianças, a gengivite é muito mais intensa quando comparada à encontrada em adultos jovens com quantidades semelhantes de placa, e essa diferença relacionada à idade na progressão e na gravidade da gengivite pode estar associada com a qualidade da placa dental e a resposta do sistema imune.
III. Considerando as alterações clínicas comuns da gengiva saudável para a gengivite, na gengivite, o tecido gengival edemaciado provoca perda de adaptação em forma de ponta de faca e tecido papilar bulboso, resultando em minimização dos contornos teciduais.
Estão CORRETAS as assertivas: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: D