Questões Militares de Pedagogia - Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
Foram encontradas 16 questões
Q1989841
Pedagogia
“Qual a função social da escola em um contexto de
pandemia e isolamento social? Como garantir o direito
à educação de todos, considerando as pessoas com
deficiência? Como garantir o direito à educação de
todos, considerando as pessoas em maior vulnerabilidade social e econômica, em um modelo que se vale
das TIC’S, às quais nem todos têm acesso? O modelo
escolar que temos já se esgotou e a pandemia só deixou isso mais evidente? Quais e como têm sido utilizadas as TIC’S?”. Discutindo o modelo e o funcionamento
da escola durante e pós pandemia, Alcântara (2022)
compreende que a resposta às indagações anteriores
exige uma reflexão sobre
Q1989726
Pedagogia
De acordo com Ropoli (2010), “A educação inclusiva
questiona a artificialidade das identidades normais e
entende as diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à
diferença e não à diversidade, pois assegurar o direito à
diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico”. Com relação ao tema, a Lei Federal
nº 9.394/96 (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em seu artigo 58, § 3º , prevê que a oferta
de educação especial tem início
Q1987005
Pedagogia
De acordo com Ropoli (2010), “A educação inclusiva
questiona a artificialidade das identidades normais e
entende as diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à
diferença e não à diversidade, pois assegurar o direito à
diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico”. Com relação ao tema, a Lei Federal
nº 9.394/96 (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em seu artigo 58, § 3º , prevê que a oferta
de educação especial tem início
Q1820332
Pedagogia
No texto A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar: a escola comum inclusiva, as autoras destacam
que a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP)
ganha força a partir da constatação de que a realidade
escolar é dinâmica e depende de todos. Na perspectiva das autoras, as intenções da escola reunidas no PPP
conferem-lhe o caráter
Q1818907
Pedagogia
No texto A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar: a escola comum inclusiva, as autoras destacam
que a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP)
ganha força a partir da constatação de que a realidade
escolar é dinâmica e depende de todos. Na perspectiva das autoras, as intenções da escola reunidas no PPP
conferem-lhe o caráter