Questões de Concurso Militar Quadro Técnico 2018 para Primeiro Tenente - Comunicação Social
Foram encontradas 50 questões
Ano: 2018
Banca:
Marinha
Órgão:
Quadro Técnico
Prova:
Marinha - 2018 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Comunicação Social |
Q912010
Comunicação Social
A entrevista é um gênero jornalístico que requer técnica e
capacidade profissional, pois, se não for bem conduzida,
redundará em fracasso. O repórter, diante de alguém
capaz de lhe transmitir elementos básicos para qualquer
matéria, perderá o seu tempo e nada oferecerá de bom
para o jornal, se não se conduzir com calma e
ordenadamente. Nesse contexto, de acordo com Erbolato
(2008), as entrevistas podem ser classificadas sob quatro
aspectos: como geradoras de matéria jornalística, quanto
aos entrevistados, quanto aos entrevistadores e quanto ao
conteúdo. Sendo assim, assinale a opção correta, com
relação ao aspecto da entrevista como geradora de
matéria jornalística.
Ano: 2018
Banca:
Marinha
Órgão:
Quadro Técnico
Prova:
Marinha - 2018 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Comunicação Social |
Q912011
Relações Públicas
Com relação aos termos utilizados em relações públicas,
segundo Neto (2015), correlacione os conceitos às suas
respectivas definições e assinale a opção que apresenta a
sequência correta.
CONCEITOS: I - Free publicity II - Public affairs III - Governança corporativa IV - Cidadania corporativa V - Disclosure
( ) Abrange outros modos de "intervenção" de uma empresa na comunidade, como a filantropia e o mecenato. ( ) Atributo que redunda em transparência, ou seja, submeter decisões e seus resultados originalmente no campo contábil-financeiro ao escrutínio do público. ( ) Detentores de quotas de uma empresa de responsabilidade limitada ao capital. ( ) Conjunto de regras que garantem transparência na administração e na divulgação de informações relevantes. ( ) Matéria não paga, publicada em veículos de comunicação a partir de esforços de divulgação. ( ) Denominação do setor das organizações em que estavam alocados os relações-públicas, na tradição estadunidense.
CONCEITOS: I - Free publicity II - Public affairs III - Governança corporativa IV - Cidadania corporativa V - Disclosure
( ) Abrange outros modos de "intervenção" de uma empresa na comunidade, como a filantropia e o mecenato. ( ) Atributo que redunda em transparência, ou seja, submeter decisões e seus resultados originalmente no campo contábil-financeiro ao escrutínio do público. ( ) Detentores de quotas de uma empresa de responsabilidade limitada ao capital. ( ) Conjunto de regras que garantem transparência na administração e na divulgação de informações relevantes. ( ) Matéria não paga, publicada em veículos de comunicação a partir de esforços de divulgação. ( ) Denominação do setor das organizações em que estavam alocados os relações-públicas, na tradição estadunidense.
Ano: 2018
Banca:
Marinha
Órgão:
Quadro Técnico
Prova:
Marinha - 2018 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Comunicação Social |
Q912012
Jornalismo
Para Sampaio (2013), qual o nome do efeito criado para
chamar a atenção do consumidor para determinado
anúncio, comercial, produto ou promoção?
Ano: 2018
Banca:
Marinha
Órgão:
Quadro Técnico
Prova:
Marinha - 2018 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Comunicação Social |
Q912013
Comunicação Social
Segundo Jorge (2012), a pauta, como roteiro de uma
reportagem ou de toda a edição, surgiu do processo de
transformação dos jornais em empresas. Ela se diferencia
pelos veículos a que se destina, adotando formatos e
linguagens típicos de cada um. Com base nessa
afirmação, associe as colunas, correlacione o tipo de
pauta às suas caracterísitcas e assinale a opção que
indica a sequência correta.
TIPO DE PAUTA I- De jornal II- De revista III- De TV IV- De rádio V- De internet
CARACTERÍSTICA ( ) Roteiro direto e objetivo. Ordena, alinha e obriga aos redatores o cumprimento de ações para chegar às matérias, ( ) Documento detalhado. Sob o ponto de vista da apuração, exige a busca de muitas fontes. ( ) Pode ser apenas uma lista de assuntos do dia. ( ) É um documento de planejamento que pode mudar bastante em função dos acontecimentos. Tem por fim fornecer uma rápida visão dos assuntos que serão objeto de reportagem durante o dia. ( ) Contém uma preocupação com imagens, cores, movimento. O profissional se liga em detalhes que possa documentar. ( ) A depender da abrangência, requer um nível de detalhamento maior. É obrigada a procurar a informação que aprofunda ou que é totalmente nova.
TIPO DE PAUTA I- De jornal II- De revista III- De TV IV- De rádio V- De internet
CARACTERÍSTICA ( ) Roteiro direto e objetivo. Ordena, alinha e obriga aos redatores o cumprimento de ações para chegar às matérias, ( ) Documento detalhado. Sob o ponto de vista da apuração, exige a busca de muitas fontes. ( ) Pode ser apenas uma lista de assuntos do dia. ( ) É um documento de planejamento que pode mudar bastante em função dos acontecimentos. Tem por fim fornecer uma rápida visão dos assuntos que serão objeto de reportagem durante o dia. ( ) Contém uma preocupação com imagens, cores, movimento. O profissional se liga em detalhes que possa documentar. ( ) A depender da abrangência, requer um nível de detalhamento maior. É obrigada a procurar a informação que aprofunda ou que é totalmente nova.
Ano: 2018
Banca:
Marinha
Órgão:
Quadro Técnico
Prova:
Marinha - 2018 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Comunicação Social |
Q912014
Comunicação Social
De acordo com Ferraretto (2014), há técnicas de redação
que devem ser utilizadas para o rádio. Sendo assim, de
acordo com as afirmativas abaixo sobre as técnicas que
devem ser utilizadas, assinale a opção correta.