Questões de Pedagogia - Políticas Educacionais para Concurso

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Q2483376 Pedagogia
A convulsão febril é definida como uma convulsão associada à temperatura acima de 38 °C, principalmente, em crianças entre 6 meses e 5 anos, sem infecção do sistema nervoso central. Os sinais da ocorrência dela são movimentos bruscos e descontrolados da cabeça e/ou extremidades, perda de consciência, com queda desamparada, olhar vago, fixo e/ou “revirar os olhos”, “espumar pela boca”, morder a língua e/ou lábios, entre outros. É uma situação que pode ocorrer na educação infantil. Nessas ocasiões, os primeiros socorros são:


1- Afastar todos os objetos onde a criança possa se ferir.
2- Amparar a cabeça com a mão ou com objetos macios (camisola, toalha).
3- Tentar introduzir quaisquer objetos na boca, como dedos, lenços, panos, espátulas, colheres.
4- Tentar acordá-la ou forçá-la a levantar-se.
5- Desapertar a roupa à volta do pescoço.
6- Dar algo para comer, beber ou cheirar.


As ações recomendadas são as contidas em:
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Q2471004 Pedagogia
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em qual local o atendimento educacional especializado deve ser realizado prioritariamente?
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Q2470997 Pedagogia
Leia o texto a seguir.
Bem, mas a luta pela escola, e pela política educacional, via de regra, é marcada por três grandes dimensões, que não se manifestam, necessariamente, de forma sucessiva: 1) conquista de base material para o funcionamento das escolas, o que implica autorização da abertura de turmas, espaço físico (construção ou sessão de espaço) e condições de funcionamento; 2) gestão da escola e dos sistemas de ensino, com ou sem a participação dos pais, alunos e grupos organizados, o que implica modelos de gestão democrática ou não, por exemplo, nos Conselhos de Escola e nas Associações de Pais e Mestres ou equivalentes; 3) discussão da atividade pedagógica propriamente dita. 
SOUZA, A. R. (2016). A política educacional e seus objetos de estudo. In Revista de estudios teóricos y epistemológicos en política educativa. v. 1, n. 1, pp. 75-89.
O texto expressa que
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Q2469516 Pedagogia
Os projetos podem ser considerados como uma prática educativa que teve reconhecimento em diferentes períodos do século XX. O termo “projeto” surgiu pela primeira vez na literatura educacional em 1904 em um artigo do educador C. Richards, que orientava futuros professores de trabalhos manuais e considerava útil que eles desenvolvessem projetos suscitados, por problemas e tarefas práticas. No entanto, foi através do pensamento de John Dewey (1859-1952) e outros representantes da chamada “pedagogia ativa”, que surgiram as primeiras referências ao trabalho com projetos como meio pedagógico. Para Barbosa (2008), o professor que decide trabalhar com projetos precisa ter a prática constante de refletir acerca de sua ação. Sua prática pedagógica será uma prática reflexiva e constantemente partilhada com os alunos. A cooperação é imprescindível durante todo processo de elaboração e de execução do projeto. São características de um projeto de trabalho, EXCETO:
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Q2461490 Pedagogia

No que se refere à educação a distância (EaD), julgue o item que se segue.


Cabe ao governo federal a regulação da modalidade de EaD em todos os níveis do ensino. 

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Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: E