Questões de Pedagogia - Teorias e Práticas para o Ensino Religioso para Concurso

Foram encontradas 366 questões

Q2479680 Pedagogia
As religiões possuem suas próprias explicações para a morte e para a vida após a morte, assim como rituais específicos para este momento de passagem. A respeito dos conceitos de vida após a morte, analise as assertivas abaixo:
I. A ressurreição é a crença de que a pessoa possui um espírito que, após a morte do corpo, continuará sua jornada até renascer novamente em outro corpo. II. A ancestralidade é a crença de que os espíritos dos antepassados, depois da morte, continuam presentes na vida familiar e tribal, garantindo orientação e proteção. III. O niilismo nega qualquer possibilidade de vida após a morte, não há passagem, apenas o fim da vida.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2479679 Pedagogia
“A riqueza dos gêneros literários contidos na Torá tem atraído alunos de várias áreas do conhecimento para estudar a Bíblia Hebraica na USP (...). Para a professora, estudar os originais da Bíblia Hebraica amplia os horizontes do conhecimento e proporciona uma melhor compreensão da formação das culturas ocidental e oriental, que se estruturaram a partir desses textos seminais. A elucidação do passado do Oriente Médio antigo fornece, ainda, subsídios para uma reflexão sobre os conflitos étnicos e religiosos que vive a região na atualidade.” (Fonte: Estudo da Torá revela talento literário dos escritores bíblicos. Notícias USP, 2016.). Sobre a história e composição da Torá, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2479678 Pedagogia
A respeito dos princípios fundamentais que regem o Hinduísmo, analise as assertivas abaixo:
I. Darma: compreendido como o destino a ser seguido, proposto pelo Universo, representa a lei natural e moral; é considerado o caminho correto a ser seguido para evoluir espiritualmente. II. Carma: representa as escolhas do indivíduo, suas consequências e a importância de cultivar ações positivas e construtivas. II. Samsara: é o ciclo da vida, morte e renascimento, o objetivo é atingir a iluminação para conseguir superá-lo.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2479677 Pedagogia
Na obra O Livre-Arbítrio, “Santo Agostinho afirma que o livre-arbítrio é um Dom de Deus, conferido ao homem, permitindo-o agir livremente segundo a sua vontade. É a utilização consciente da liberdade, guiada pela vontade. Ele torna-se causa do mal, por meio dos que o recebem, pois estes não o usam devidamente” (Onesko, 2018). Sobre este tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as doutrinas com as suas respectivas concepções de liberdade.
Coluna 1 1. Cristianismo. 2. Espiritismo. 3. Budismo.
Coluna 2 ( ) A liberdade é um caminho interior na busca da felicidade, ser livre é libertar-se de tudo o que causa dor e sofrimento, a pessoa deve ser capaz de escolher, conscientemente, sentimento positivo independente das circunstâncias. ( ) A liberdade plena é alcançada quando sua vida está em comunhão com Deus e com o próximo, quanto mais o ser humano praticar o bem e rejeitar o mal, mais ele será livre, não há verdadeira liberdade a não ser a serviço do bem e da justiça. ( ) A liberdade é o instrumento que dá à pessoa o direito de decidir ou agir de acordo com sua vontade, porém sua liberdade não é absoluta, ela é relativa à liberdade dos demais; não há destino ou predestinação, apenas responsabilidade por suas escolhas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2479676 Pedagogia

“A _____________ é a manifestação da realidade sagrada, desde o sagrado elementar que se manifesta em objetos – uma pedra, uma árvore – até a mais suprema, como as encarnações dos deuses. A manifestação é a mesma, a do ato misterioso, que se difere de nossa realidade no mundo profano” (Eliade apud Silva). 


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: D
5: C