Na obra Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire discute a relaç...

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Q2483049 Pedagogia

Na obra Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire discute a relação entre a formação docente e a produção da autonomia do e no educando. Nesta obra, o autor enfatiza que tanto os educadores como os educandos vivem a condição de serem eternos aprendizes, motivo pelo qual ele reformula a figura do professor. Além disso, Freire também defende que “não há docência sem discência.”

A respeito da complementaridade entre o docente e o discente e da ideia de autonomia relacionada aos saberes relacionados à prática educativa, próprios da pedagogia de Freire, analise as afirmativas a seguir.


I. Para o autor, é impossível ensinar sem aprender e vice-versa, pois é fundamental que os docentes tenham uma alta formação acadêmica antes de se formarem, cujos conteúdos precisos balizem sua prática.

II. Para o educador, a força criadora do aprender de que fazem parte a comparação, a repetição, a constatação, a dúvida rebelde e a curiosidade não facilmente satisfeita superam os efeitos negativos do verdadeiro ensinar.

III. Para a metodologia de Freire, quanto mais se exerce criticamente a capacidade de aprender, tanto mais se constrói e desenvolve o que ele denomina “curiosidade epistemológica”.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas